Vacina brasileira de RNA de 3ª geração está adiantada, diz ministro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, falou hoje (30), em entrevista ao programa A Voz do Brasil, sobre o aniversário da Missão Centenário – que levou o então astronauta Marcos Pontes para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) – e sobre os avanços da primeira vacina 100% desenvolvida no Brasil.ebcebc

Segundo o ministro, as fases de testes da vacina brasileira de RNA de terceira geração estão avançadas. ???Já começamos a primeira fase da aplicação de testes clínicos. Isso é muito importante???, informou.

Marcos Pontes estimou que o processo todo deverá levar cerca de 9 meses e que a estrutura para a produção do imunizante já está sendo assegurada. Os centros de produção serão construídos em Salvador, na Bahia, e na cidade de São Paulo.

Por ser mais moderna, a vacina genética de terceira geração necessitará de uma quantidade menor de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para gerar a resposta imunológica necessária. O ministro explicou também que com a nova vacina será possível proteger contra até cinco mutações diferentes e um intervalo maior entre doses.

???Ela produz anticorpos imunizantes que se distribuem pelo sistema imunológico e, através do sistema linfático, dá a proteção adequada sem interferir em qualquer outra função do organismo???, explicou.

Biossegurança 4

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações falou ainda sobre a construção do primeiro laboratório de biossegurança de nível 4 do Brasil. A estrutura permitirá que cientistas e pesquisadores observem os vírus em nível molecular e estudem doenças de alto risco biológico, como o ebola.

???Temos atraído muito a atenção de pesquisadores que querem vir para cá trabalhar com a gente???, complementou o ministro.

Veja na íntegra:

 

Destaques do dia:

OMS estabelece plano para saída de fase emergencial da pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou na quarta-feira (30) um plano atualizado para a covid-19, estabelecendo importantes estratégias que, se implementadas em 2022, permitirão que o mundo saia da fase emergencial da pandemia.
» Leia mais

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento da covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (30) a autorização, em caráter emergencial, do medicamento para a covid-19 Paxlovid, que compreende o uso combinado dos remédios nirmatrelvir e ritonavir. O produto é fabricado pela indústria farmacêutica Wyeth.
» Leia mais

*Matéria atualizada às 20h30 para incluir informações.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

PF vai investigar alerta falso da Defesa Civil após invasão hacker

Defesa Civil é alvo de ataque cibernético que disparou uma notificação falsa em várias regiões do país, levando à suspensão temporária do sistema...

Misantropia: saiba o que significa mensagem disparada em alerta falso

Na madrugada de sábado, moradores de várias cidades foram acordados por uma mensagem de alerta da Defesa Civil, disparada remotamente por um possível...

Juazeiro e Petrolina recebem verbas para telefonia móvel em área rural

O Ministério das Comunicações anunciou investimentos para Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) com o objetivo de ampliar a conectividade rural e o acesso...