Marcel van Hattem, Zé Trovão e Pollon são punidos com suspensão de 60 dias por ocupação da Mesa Diretora

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em uma sessão marcada por tensão, o Conselho de Ética da Câmara aprovou nesta terça-feira a suspensão de 60 dias do mandato de três deputados, após mais de nove horas de reunião. Marcel van Hattem, Zé Trovão e Marcos Pollon devem ficar afastados do plenário. Os votos foram 15 a 4 pela suspensão de Zé Trovão e 13 a 4 para Hattem e Pollon. A decisão decorre de condutas durante a atuação na Mesa Diretora no início de agosto, quando um episódio impediu o presidente da Câmara, Hugo Motta, de ocupar a cadeira.

A discussão no Conselho de Ética foi acompanhada por acalorados embates entre governistas e oposição, com várias manobras regimentais para adiar a votação. O presidente da Câmara não abriu a Ordem do Dia no plenário, mantendo a sessão até o fim para não interromper o processo.

Hugo Motta recebeu duras críticas durante a reunião, especialmente pela postura de não convocar a sessão deliberativa. A oposição interpretou a decisão como uma estratégia para pressionar pela conclusão do processo no Conselho de Ética.

Antes dos votos, Zé Trovão e Van Hattem afirmaram que repetiriam a ocupação da Mesa, enquanto Pollon chamou a punição de uma medalha. Se for preciso tomarmos a Mesa novamente para defender quem nos elegeu, faremos, disse Trovão. Se for necessário, repetiremos, completou Hattem, que concorre ao Senado pelo Rio Grande do Sul.

Os três parlamentares destacaram que vão apresentar recurso à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Caso esse recurso seja rejeitado, a defesa pode levar a questão ao plenário da Câmara.

Como leitura rápida: a decisão do Conselho de Ética reforça a cobrança por regras claras no uso da Mesa Diretora e coloca os próximos passos em apreciação, com a CCJ e o plenário como caminhos possíveis. E você, concorda com a medida ou acredita que houve excesso de punição? Deixe sua opinião nos comentários.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Miqueias Figueredo (Republicanos) é eleito prefeito de Bonito de Minas

Bonito de Minas, cidade no Norte de Minas Gerais, realizou neste domingo uma eleição suplementar para escolher o prefeito após a Justiça Eleitoral...

Sub judice, Arthur Henrique termina na frente em eleição para o governo de RR

Resumo: Em Roraima, a eleição suplementar aponta Arthur Henrique (PL) à frente com 60,87% dos votos válidos, mas a candidatura permanece sob investigação....

Colômbia: boca de urna aponta vitória de Espriella, candidato da direita

Com 99,65% das urnas apuradas, Abelardo de la Espriella, candidato de direita apoiado por Donald Trump, venceu a eleição presidencial da Colômbia no...