Casa Branca confirma encontro entre Lula e Trump nesta quinta-feira

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Casa Branca confirma reunião de trabalho entre Lula e Trump em Washington – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará a Washington nesta quinta-feira para reunir-se com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Será o segundo encontro entre os dois, marcado por uma agenda pragmática voltada a temas econômicos e de segurança de interesse comum.

O formato da reunião deve ser direto: agenda fechada, pouco protocolo e pouca cerimônia pública, com o objetivo de gerar resultados concretos para as duas nações. A expectativa é evitar grandes eventos simbólicos, priorizando o conteúdo das negociações.

Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, as pautas contemplam combate ao crime organizado transnacional e cooperação econômica. Lula apresentará uma proposta de acordo para ampliar ações conjuntas no enfrentamento de organizações criminosas, incluindo mecanismos de controle de fluxos financeiros e investigações compartilhadas entre autoridades brasileiras e americanas.

Outras áreas em foco incluem tecnologia, terras raras, data centers e políticas tarifárias e não tarifárias. A ideia é firmar acordos em múltiplas frentes, buscando avanços práticos que beneficiem ambas as economias e fortaleçam a parceria estratégica.

A agenda já vem embasada por um acordo de cooperação assinado no mês anterior entre Brasil e Estados Unidos para intensificar o combate ao crime organizado transnacional. O projeto Mutual Interdiction Team, liderado pela Receita Federal em parceria com a U.S. Customs and Border Protection, prevê compartilhamento de informações em tempo real e ações conjuntas desde o ponto de origem, como ocorrências de cargas ilícitas apreendidas na Flórida.

A avaliação em Washington é de que o encontro seguirá o padrão atual de reuniões bilaterais de alto nível: agenda restrita, foco em resultados e ausência de grandes desfiles ou cerimônias. A expectativa é firmar acordos que fortaleçam cooperação em segurança, comércio e inovação, consolidando o diálogo entre Brasil e Estados Unidos.

E você, leitor, o que imagina que essa parceria pode trazer de concreto para a relação entre cidade e Estados Unidos? Compartilhe sua opinião nos comentários e aumente o debate sobre os impactos potenciais para a sua localidade.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Xi Jinping viajará à Coreia do Norte, em primeira visita desde 2019

O presidente da China, Xi Jinping, viajará à Coreia do Norte na próxima semana, sua primeira visita ao país desde 2019, em uma...

Ex-príncipe Andrew sublocava imóveis em residência real, diz órgão britânico

Resumo: o ex-príncipe Andrew, irmão do rei Charles III, sublocou várias casas da Royal Lodge, em Windsor, recebendo as rendas sem pagar aluguel....

Princesa herdeira da Noruega entra na fila de espera para transplante de pulmão

Entre os destaques da realeza europeia, a princesa Mette-Marit, futura rainha da Noruega, foi colocada na lista de espera para transplante de pulmão...