Novo Cras da Federação vai atender 5 mil famílias em vulnerabilidade

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Unidade fica na Rua Aristides Novis, nº 13

Um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) foi inaugurado no bairro da Federação, em Salvador, nesta quinta-feira (31). A unidade fica na Rua Professor Aristides Novis, vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e tem capacidade para acolher até 5 mil famílias. A entrega faz parte das celebrações pelo aniversário de 473 anos de Salvador, celebrado no dia 29 de março.

Segundo a prefeitura, 18 bairros serão atendidos pelo Cras, como Alto das Pombas, Engenho Velho da Federação, São Lázaro, Vale das Muriçocas, Vasco da Gama e Garcia. O prefeito Bruno Reis fez a entrega oficial e disse que a pandemia agravou os problemas sociais na cidade.

???Nossa intenção é ajudar a população mais necessitada até que estes cidadãos possam recuperar sua vida antes da pandemia, com emprego e renda suficientes para sustentar suas famílias. A partir de agora, vamos investir em Cras modelos, com ações padronizadas, pois é aqui que as famílias têm seus vínculos restabelecidos???, afirmou.

Este é o quinto Cras inaugurado desde 2021. Outras unidades foram entregues em Brotas, Castelo Branco, Lobato, Nordeste/Lucaia, e Boca do Rio. Juntas, os cinco equipamentos realizam 30 mil atendimentos socioassistenciais.

A nova estrutura possui dois andares com cinco salas de atendimento, Cadastro ??nico (Cad??nico), salas multiuso, brinquedoteca, espaço de convivência com duas salas, coordenação, copa, cinco sanitários entre feminino, masculino e pessoa com deficiência, além de dois almoxarifados. O titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Kiki Bispo, destacou a importância da ação.

???Toda essa estrutura está disponível de forma a ofertar, em especial neste momento pandêmico, a Proteção Social Básica, o desenvolvimento de ações com famílias e indivíduos, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, evitando que os mesmos tenham seus direitos violados e possibilitando a superação de condições de vulnerabilidade???, disse.

O Cras atende principalmente famílias em situação de vulnerabilidade social, como os beneficiários do programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família); em extrema pobreza e pobreza; em privação (ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos) e fragilização de vínculos afetivos.

Atualmente 231.732 famílias soteropolitanas são beneficiárias do Auxílio Brasil, sendo que 210.971 vivem em extrema pobreza e 20.815 em situação de pobreza. Em março, foram feitos 4.417 novos cadastros. Entre pessoas com novas inscrições e recadastradas, o número é de 45.385 mil. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Kleber Rosa projeta ampliação do PSOL na AL-BA e aposta em até três deputados em 2026

O pré-candidato a deputado estadual pelo PSOL, Kleber Rosa, comentou, nesta sexta-feira (23), o crescimento do partido e as expectativas para as eleições...

No JusPod, presidente do TRE-BA alerta para prazo de regularização do título e reforça ações para comunidades vulneráveis

Meta descrição: TRE-BA, sob a liderança do desembargador Abelardo da Matta Neto, apresenta estratégias para facilitar o alistamento e a regularização de títulos...

Leila Pereira irá processar torcedores que picharam muros da sede do Palmeiras

Leila Pereira processará torcedores que picharam muro da sede do Palmeiras; Polícia identifica quatro suspeitos Meta descrição: Leila Pereira, presidente do Palmeiras, vai processar...