Líder do PSDB afirma em nota que Doria é candidato a Presidente

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, divulgou no início da tarde desta quinta-feira (31/03) uma nota na qual afirma que João Doria (PSDB), governador de São Paulo, é considerado o candidato do partido para a eleição presidencial de 2022, em outubro.
“Venho, por meio desta, reafirmar que o candidato a presidente da República pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) é o governador do estado de São Paulo, João Doria, escolhido democraticamente em prévias nacionais realizadas em novembro de 2021. As prévias serão respeitadas pelo partido”, diz trecho do comunicado, endereçado a Marco Vinholi, presidente do PSDB em São Paulo.
“O governador tem a legenda para disputar a Presidência da República. E não há, nem haverá qualquer contestação à legitimidade da sua candidatura pelo partido. Aproveito a oportunidade para reafirmar o compromisso do PSDB com o processo democrático brasileiro”, também diz a carta.
O comunicado de Araújo foi emitido em meio a notícias, divulgadas no início desta quinta por Estadão, Folha de S.Paulo e G1, de que Doria desistiria da pré-candidatura à Presidência da República em 2022. Com isso, o paulista voltaria as atenções a São Paulo e poderia tentar a reeleição para governador.
Isso, contudo, geraria algumas questões novas. A primeira: qual seria o candidato do PSDB para a Presidência da República? E a segunda, em âmbito estadual: quem seria o candidato do PSDB para o governo de São Paulo?
O primeiro questionamento diz respeito às prévias do PSDB, como citado na carta da legenda. Doria venceu Eduardo Leite (PSDB), então governador do Rio Grande do Sul, e desde então, trabalha como pré-candidato. Já o segundo faz referência a um possível acordo com o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), para que ele fosse o nome tucano para a disputa governamental.
João Doria ainda não se manifestou publicamente sobre a situação envolvendo a Presidência da República. De acordo com a legislação eleitoral, o governador paulista em primeiro mandato tem até sábado (2) para renunciar se tiver ambições de disputar o posto de presidente.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Irã promete resposta “rápida e decisiva” após ataque dos EUA em Ormuz

Resumo: O Irã promete uma resposta rápida a ataques dos EUA no Estreito de Ormuz, enquanto Washington afirma ter atingido alvos iranianos em...

Após comentário de Zico, Rayan fala sobre evolução nas finalizações

Rayan, atacante de 19 anos da Seleção Brasileira, participou de uma coletiva nesta sexta-feira (26/6) para falar sobre um aspecto que ainda pode...

Vôlei: Brasil perde para Itália e sofre 2ª derrota seguida na VNL

A Seleção Brasileira masculina de vôlei caiu diante da Itália na Liga das Nações, perdendo por 3 sets a 1 nesta sexta-feira (26/6)....