Defesa de ditadura é uma vergonha para o Brasil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

ivan dias

A ditadura militar foi o período mais sangrento, vergonhoso e nojento da história recente do Brasil. Isto está evidenciado em documentos, depoimentos, memórias e lápides. Celebrar o golpe ocorrido em 31 de março de 1964 é uma afronta à Constituição e à população. A ditadura proibiu eleições diretas, perseguiu e torturou opositores e decretou censura à imprensa.

No último dia 30, o Ministério da Defesa publicou  uma ordem do dia celebrando o golpe de estado, em que qualifica a ação como um “movimento” e um “marco histórico da evolução política brasileira”. O documento também diz que o golpe agiu para “restabelecer a ordem e para impedir que um regime totalitário fosse implantado no Brasil”, ainda que não haja nenhuma evidência histórica para sustentar tal afirmação.

A ordem do dia às vésperas do aniversário do golpe do dia 31 de março é uma tradição mantida desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro, em 2019. O texto foi assinado pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto, que deixou o cargo no dia seguinte e deve ser o vice na chapa de Bolsonaro nas eleições de outubro. O presidente, como era de se esperar, endossou o texto, ao dizer que não aconteceu “nada” na data histórica.

O texto da Defesa, claro, foi criticado nas redes sociais e por autoridades. “O norte de uma Nação deve ser sempre o da estrita obediência à sua Constituição, forjada no anseio da formação de um país livre, cujo teor rechaça flertes, mesmo que velados, com posições autoritárias e que ferem as liberdades”, afirmou o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD).

O Ministério Público Federal (MPF) acionou a Justiça Federal para obrigar o Ministério da Defesa a apagar a nota. “A homenagem, a celebração e a apologia ao Golpe Militar de 1964, por instituição ou agente públicos, enquanto regime antidemocrático, violador de liberdades e contrário à dignidade humana, vulnera, de forma drástica, os fundamentos da República Federativa do Brasil”, afirmou o MPF, na representação.

Pantanal estreia
Cercada de expectativas, o remake de Pantanal estreou na segunda-feira (28) na TV Globo com ótimos índices de audiência e chamando a atenção pelas belas imagens. O folhetim chegou a bater 32 pontos no Rio de Janeiro, segundo o Ibope, e teve média de 27,8 pontos. ?? de se destacar também as ótimas atuações de Irandhir Santos (Joventino) e Renato Góes (José Leôncio), muito elogiadas nas redes sociais por especialistas e também pelo público em geral. Outro destaque é a trilha sonora, sobre tudo a música tema, composta po Marcus Viana e interpretada pela baiana Maria Bethânia.

E o ministro caiu
Na verdade, se esborrachou por conta própria. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, comunicou, na segunda-feira (28), sua exoneração do cargo. A decisão aconteceu após o titular da pasta sugerir, em áudio publicado na última semana, um suposto favorecimento na aplicação de recursos da Educação em troca de vantagens para pastores e igrejas. Segundo ele, a orientação atendia a um “pedido especial” do presidente Jair Bolsonaro (PL). A série de reportagens mostrou o lobby feito pelos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura no MEC, acusados por prefeitos de cobrar propina em dinheiro, em compra de bíblias e até em ouro em troca da liberação de recursos federais para a área de educação. A revelação da distribuição de bíblias com a foto de Ribeiro em evento oficial da pasta acelerou o fim da gestão do ministro-pastor. Quem assumiu a pasta foi o engenheiro de redes de comunicação Victor Godoy que, durante a gestão de Ribeiro, ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta.

Jovens baianos de fora da eleição
Até fevereiro deste ano, de acordo com os dados mais recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 54.754 jovens baianos de 16 e 17 anos possuíam título de eleitor. O número representa apenas 11,2% da população total da Bahia nesta faixa etária, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, e é 54% menor do que os 119.256 títulos do mesmo período de 2018, ano da última eleição presidencial. Os jovens têm até o dia 4 de maio para fazer o documento e poder votar nas eleições de 2022, que acontecem em outubro.

PT lança chapa ao governo do estado
Pouco conhecido dos baianos e patinando nas pesquisas de intenção de votos, o ex-secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), lançou oficialmente no dia 31 de março a sua pré-candidatura ao governo da Bahia. O ato político, realizado no Wet’n Wild, trouxe a Salvador  o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal liderança  nacional do PT, com a  missão de apresentar Jerônimo ao eleitorado do estado. Estiveram presentes o vereador Geraldo Jr. (MDB) – candidato a vice-governador -, o governador Rui Costa e os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar.

Bombou no site do CORREIO

1 – Morador de rua flagrado com esposa de personal aparece dirigindo Porsche; vídeo 
 
2 – Mulher que ficou com sem-teto sofreu alucinações, aponta laudo    

3 – Trecho de entrevista obscena de morador de rua vaza e Band pede desculpas    

4 – Sogro de personal registra queixa contra sem-teto na polícia    

5 – ‘Palavras desrespeitosas e ofensivas’, diz personal após entrevista de morador de rua    

***

‘A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comporta- mento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para mim e reagi emocionalmente’ Will Smith Ator, pedindo desculpas após ter dado um tapa no ator e comediante Chris Rock no Oscar

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em meio ao Caso Master, Fachin sai em defesa de Toffoli

O presidente do STF, Luiz Edson Fachin, publicou uma nota defendendo o ministro Dias Toffoli e a atuação integrada da Procuradoria-Geral da República,...

Judiciário pagou mais de R$ 450 mil em diárias de seguranças em cidade de resort frequentado por Toffoli

Funcionários do Judiciário foram destacados para atender a ministros do STF em Ribeirão Claro, no Paraná, próximo ao resort Tayayá, ligado ao ministro...

Justiça da França investiga morte de bebê após consumo de fórmula infantil da Nestlé retirada do mercado

A Justiça francesa abriu uma investigação após a morte de um bebê em 8 de janeiro, relacionado ao consumo de uma fórmula infantil...