Lula e ministros aceleram agendas às vésperas de restrições eleitorais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Defeso eleitoral começa em 4 de julho, com regras rígidas para ações públicas, enquanto o governo busca entregar resultados já em andamento. Lula intensifica a agenda e lança um pacote de bondades de 191,4 bilhões de reais para reforçar a imagem do governo antes das eleições.

Durante o período, que dura três meses antes do primeiro turno, ficam proibidas nomeações, exonerações sem justa causa e contratações. Inaugurações de obras públicas recebem veto, e a publicidade institucional é drasticamente restrita, salvo em casos de grave necessidade reconhecida pela Justiça Eleitoral. Nomes, slogans, símbolos ou imagens de autoridades em disputa também ficam vedados.

Entre abril e maio, o levantamento do Metrópoles aponta pelo menos 257 compromissos ligados a anúncios, lançamentos e entregas do governo federal, com média de quatro ações por dia. O ritmo é puxado por diversos ministérios, especialmente o da Saúde, e houve, no fim, exaustão do corpo de ministros com mudanças por desincompatibilização.

O pacote de bondades inclui medidas para saúde, habitação e infraestrutura, como a regulamentação do Estatuto da Segurança Privada, ações do programa Imóvel da Gente, títulos de domínio para territórios quilombolas e uma linha de crédito para motos de trabalhadores de aplicativos, além de avanços no Minha Casa, Minha Vida Rural. O objetivo é consolidar entregas já em curso antes do defeso.

Após retornar da cúpula do G7, Lula manteve a agenda, com viagens a Minas Gerais para anúncios de hospitais e inaugurações, reforçando a percepção de ação do governo diante da população. O esforço visa sustentar índices de aprovação próximos ao momento decisivo das eleições.

Segundo o Metrópoles, a contagem envolveu agendas de 36 ministros, filtradas por eventos de lançamento, anúncio, inauguração e entrega. O defeso e o ritmo das entregas aparecem como elementos centrais para entender o equilíbrio entre governar e buscar apoio popular neste período político.

E você, o que pensa sobre as medidas adotadas neste defeso? Deixe sua opinião nos comentários e participe da conversa sobre como o governo está lidando com as entregas e as regras que cercam o período eleitoral.

Clique nas imagens para abrir em tela cheia.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Miqueias Figueredo (Republicanos) é eleito prefeito de Bonito de Minas

Bonito de Minas, cidade no Norte de Minas Gerais, realizou neste domingo uma eleição suplementar para escolher o prefeito após a Justiça Eleitoral...

Sub judice, Arthur Henrique termina na frente em eleição para o governo de RR

Resumo: Em Roraima, a eleição suplementar aponta Arthur Henrique (PL) à frente com 60,87% dos votos válidos, mas a candidatura permanece sob investigação....

Colômbia: boca de urna aponta vitória de Espriella, candidato da direita

Com 99,65% das urnas apuradas, Abelardo de la Espriella, candidato de direita apoiado por Donald Trump, venceu a eleição presidencial da Colômbia no...