Uma ação do Procon-BA durante os festejos juninos resultou no descarte de 1,09 tonelada de carnes e derivados impróprios para consumo, reforçando a proteção à saúde e aos direitos dos consumidores baianos. A operação percorreu cidades do interior, autuou estabelecimentos e promoveu orientações para fornecedores e clientes, demonstrando vigilância constante do órgão.
Em Cachoeira, três supermercados foram fiscalizados. Dois deles apresentaram irregularidades e foram autuados, com cerca de 760 quilos de carnes e derivados apreendidos por estarem em condições inadequadas para o consumo. A ação reforça a necessidade de gestão higiênico-sanitária rigorosa, especialmente no período de festas.
Em Cruz das Almas, dois estabelecimentos também foram autuados, e aproximadamente 330 quilos de carnes impróprias foram apreendidos e retirados de circulação. As medidas destacam o compromisso do Procon-BA com a segurança alimentar da população durante o comércio local.
Já em São Félix, a fiscalização em dois supermercados não identificou irregularidades, indicando conformidade com padrões de armazenamento e venda.
Em Santo Antônio de Jesus, o Procon-BA realizou 23 inspeções sem registrar infrações até o momento. Em Camaçari, o órgão promoveu nove ações educativas no comércio local, orientando fornecedores e consumidores sobre direitos e deveres previstos no Código de Defesa do Consumidor.
O diretor de Fiscalização, Iratan Vilas Boas, destacou a importância das ações durante o período junino, quando aumenta a circulação de pessoas e o consumo de alimentos. “A retirada de mais de uma tonelada de alimentos impróprios demonstra a relevância das ações de fiscalização para proteger a saúde da população e assegurar os direitos dos consumidores”, afirmou.
A ação integra o Plantão Integrado dos Direitos Humanos, que já atua em Amargosa, Castro Alves, Santo Antônio de Jesus e Camaçari, com abertura prevista em Cachoeira neste domingo (21) e continuidade até o fim dos festejos. O Procon-BA também faz parte da Operação Em Chamas 2026, ação conjunta com a SJDH e a SSP para ampliar prevenção e fiscalização em todo o estado, incluindo o monitoramento de fogos de artifício e prevenção de incidentes, em consonância com decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
E você, qual a sua percepção sobre o impacto dessas fiscalizações durante as festas? Comente abaixo suas experiências, dúvidas ou sugestões para fortalecer a proteção ao consumidor baiano e a segurança alimentar na região.
