Forte São Marcelo passa para administração do Governo da Bahia após cessão da União

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Resumo: O Governo Federal transferiu a gestão do Forte São Marcelo, em Salvador, para o governo da Bahia, com o objetivo de acelerar a reabertura do monumento e transformá-lo num polo de lazer, cultura e convivência social. A cessão terá 20 anos de duração, com a obrigação de iniciar atividades em até 24 meses; a União poderá retomar o patrimônio caso as metas não sejam cumpridas ou haja interesse público superior.

O acordo estabelece que o Estado será responsável pela administração, conservação e exploração turística do Forte São Marcelo, que continuará sendo de propriedade da União. As intervenções visam integrá-lo ao circuito histórico de Salvador e ampliar as possibilidades de uso cultural e de visitação pública.

O contrato, gratuito e de longo prazo, poderá ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos, desde que o Estado cumpra as metas de preservação, restauração e uso sustentável. Se as finalidades não forem atendidas, ou surgir um interesse público superior, a União mantém o direito de reassumir o patrimônio de forma automática.

O Governo da Bahia informou ainda que, em abril, vai assumir a gestão de dois importantes patrimônios históricos do litoral: Forte São Marcelo, em Salvador, e a Fortaleza de Morro de São Paulo, em Cairu. A formalização da cessão ocorrerá na próxima segunda-feira, na sede da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), com a Setur assumindo a responsabilidade pela administração, preservação e expansão da visitação.

No caso do Forte São Marcelo, a proposta contempla intervenções estruturais e uma requalificação para uso cultural e turístico, com a ampliação da integração ao conjunto histórico da cidade, fortalecendo o turismo regional e o patrimônio público.

A expectativa é que a Setur aja com governança pública responsável, orientada por diretrizes de preservação e exploração turística sustentável. O acordo também define etapas de implementação, com prazos e metas claras para que o monumento passe a funcionar como parte de um roteiro histórico ampliado de Salvador.

E você, o que pensa sobre essa transferência e sobre o futuro do Forte São Marcelo? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da conversa sobre o patrimônio histórico da Bahia.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Empresário do setor varejista é preso com R$ 700 mil em espécie em Porto Seguro

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira um empresário do varejo em Porto Seguro, investigado por ligação com o crime organizado. Durante a operação,...

Programação junina promove acolhimento e bem-estar para pacientes do Hospital da Mulher

O mês de junho ganhou cara de festa no Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos (HM), em Salvador. A unidade promoveu...

Em Irecê, Posto de Testagem ganha destaque com número de exames e distribuição de preservativos

Resumo rápido: na festa de São João em Irecê, Bahia, o governo reforça a saúde pública com postos de testagem para ISTs, distribuição...