Resumo rápido: na festa de São João em Irecê, Bahia, o governo reforça a saúde pública com postos de testagem para ISTs, distribuição de preservativos e ações de fiscalização, garantindo segurança e cuidado para moradores e visitantes. Até 22 de junho, foram 3.648 testes, com 34 casos de sífilis, 1 de hepatite C e 1 de hepatite B; nenhum registro de HIV. Seis pessoas iniciaram tratamento no posto.
Mariana Oliveira, coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Centro-Norte e da estratégia Fique Sabendo em Irecê, destaca que essas ações ajudam a detectar infecções silenciosas, orientar o público e já iniciar o tratamento quando necessário. “São infecções que costumam passar despercebidas, e o posto facilita o diagnóstico, a orientação e o encaminhamento”, afirma.
Além dos testes, a Sesab distribui preservativos e géis lubrificantes no posto e em todo o espaço da festa. Em Irecê, já foram entregues mais de 55 mil preservativos e mais de 4 mil géis, ampliando a proteção de quem participa dos festejos e das viagens durante o período junino.
Este ano, o Governo do Estado investe mais de 8 milhões de reais para fortalecer a saúde durante os festejos juninos, tanto na capital quanto no interior. Ações incluem 16 postos de testagem rápida em cidades como Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Cruz das Almas, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha; além de três postos de saúde — dois na capital e um em Ipirá. Também são 4.722 plantões para reforçar a assistência e a fiscalização.
Com essas medidas, a Bahia reforça o compromisso com promoção da saúde, prevenção e responsabilidade coletiva, para que a alegria dos festejos juninos venha acompanhada de cuidado e segurança para todos.
E você, já participou de ações de saúde em festas populares ou tem ideias para melhorar a prevenção de ISTs em eventos? Compartilhe nos comentários a sua experiência e opinião sobre como equilibrar diversão e cuidado durante o São João.
