Resumo: O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, anunciou medidas emergenciais para fortalecer a segurança do Idap, o sistema de alertas da Defesa Civil, após um ataque cibernético que gerou alertas falsos em municípios de sete estados e no Distrito Federal. A Polícia Federal investiga o episódio; credenciais de agentes do Pará teriam sido obtidas por invasores para enviar mensagens em massa a milhões de celulares.
Para conter a vulnerabilidade, o governo determinou o bloqueio total de acessos externos ao Idap. A Defesa Civil nacional passa a operar com acesso restrito, apenas pela rede interna do ministério, até que a situação seja normalizada. A medida foi confirmada por apurações do portal Metrópoles.
Além disso, a Diretoria de Tecnologia da Informação implementou a exigência de um segundo fator de autenticação para entrar no Idap, integrado à conta gov.br. Com isso, mesmo quem obtiver as credenciais não conseguirá acessar o sistema sem o código enviado ao celular cadastrado.
O plano de contingência prevê restabelecimento gradual do acesso para as Defesas Civis estaduais por meio de uma rede virtual privada (VPN) conectada à infraestrutura nacional. A expectativa é que essa rede esteja plenamente ativa ainda nesta quinta-feira (25).
Essas medidas fortalecem a proteção das comunicações oficiais contra desinformação e reforçam a cooperação entre as esferas federais e estaduais. E você, o que pensa sobre a segurança digital do país? Compartilhe sua opinião nos comentários.
