Um homem acusado de estupro de vulnerável em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, foi extraditado de Portugal, onde era foragido. A Justiça baiana havia decretado a prisão preventiva. Localizado em Lisboa pela Difusão Vermelha da Interpol, ele retornou ao Brasil após a conclusão do processo, sob escolta de policiais federais, e permanece à disposição da 1ª Vara Criminal de Lauro de Freitas.
As investigações apontam que os abusos teriam ocorrido entre 2017 e 2020, em Lauro de Freitas. O avanço do caso veio com o cumprimento do alerta de Difusão Vermelha, que levou à localização do suspeito em Lisboa, Portugal, onde foi preso.
Após a conclusão do processo de extradição pelas autoridades portuguesas, o foragido foi entregue à PF no aeroporto de Lisboa e escoltado por agentes federais durante o traslado até Salvador na última terça-feira, dia 23.
Conforme a PF, esta é a segunda extradição realizada pela Bahia neste ano. Em abril, um cidadão francês, também considerado foragido da Justiça baiana e incluído na Difusão Vermelha da Interpol, foi localizado em Lisboa, preso e extraditado para o Brasil. Ele foi condenado a 19 anos e 3 meses de reclusão pelo crime de estupro de vulnerável, pela 1ª Vara da Criança e do Adolescente de Salvador.
Ao desembarcar, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional da Bahia, onde permanecerá à disposição da 1ª Vara Criminal de Lauro de Freitas.
Este caso reforça a cooperação entre Brasil e Portugal no enfrentamento a crimes contra vulneráveis e evidencia o papel da Polícia Federal e da Interpol na localização de foragidos. E você, o que pensa sobre esse tipo de atuação internacional? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.
