???Juntos, estamos enfrentando esta doença, e quero garantir a vocês que, se permanecermos unidos e resolutos, vamos superá-la.??? Em uma mensagem dirigida à nação britânica em 5 de abril de 2020, a Rainha Elizabeth II reforçou a necessidade do isolamento e agradeceu aos profissionais de saúde naquele momento em que todo o mundo lidava com as incertezas da pandemia.

Naquela data, de acordo com dados do Departamento de Saúde e Assistência Social, o número de casos positivos no Reino Unido já passava de 47 mil. E quase cinco mil pessoas já haviam morrido em consequência da covid-19. Para controlar o avanço da doença, o governo britânico instituiu um programa de monitoramento e testes contínuos.
Foi nesse contexto que a Rainha reforçou a importância do autoisolamento mesmo que isso fosse difícil e que as pessoas estavam descobrindo ???uma oportunidade de desacelerar, pausar e refletir, em oração ou meditação???.
Em um dos trechos do discurso, a monarca ressaltou que ???o orgulho de quem somos não faz parte do nosso passado, define o nosso presente e o nosso futuro???.
A monarca também relembrou a primeira transmissão televisionada que ela fez em outubro de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, quando tinha apenas 14 anos. Na época, a mensagem gravada no Castelo de Windsor, ao lado da irmã, era destinada às crianças que foram separadas das famílias por questões de segurança.
O discurso à nação britânica na pandemia foi o quinto proferido durante o reinado de Elizabeth II. Antes, ela já havia se manifestado na Guerra do Golfo, na morte da Princesa Diana e da Rainha Mãe, e também no Jubileu de Diamante, quando celebrou 60 anos de reinado.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo
Geral Discurso foi o quinto proferido durante o reinado Brasília 05/04/2022 – 12:14 Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista Sheily Noleto – Repórter da Rede Nacional de Rádio História Hoje covid-19 Elizabeth II terça-feira, 5 Abril, 2022 – 12:14 2:48

Facebook Comments