O público infantil vai ser o alvo da estratégia de testagem para a Covid-19 montada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Educação (SMED) junto aos estudantes da rede pública da capital. Segundo o titular da SMS, Décio Martins, os pontos da ação conjunta estão sendo discutidos entre as pastas e devem ser divulgados o quanto antes.
“Estou discutindo com o secretário Marcelo Oliveira [SMED] a possibilidade de também realizar os testes nas escolas. Temos o interesse de realizar para verificar a contaminação entre as crianças”, informou Martins em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta-feira (6).
De acordo com ele, a perspectiva é que a intensificação da aplicação dos testes junto aos alunos “aconteça o mais rápido possível”. “Estamos montando a estratégia e discutindo a melhor forma de fazer”.
A intensificação da testagem acontece em paralelo com a continuidade na realização do diagnóstico de antígeno para a Covid-19, direcionada ao público geral, em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e gripários.
A decisão acontece em meio a um cenário de baixa no número de testes realizados em toda a Bahia. Em um ano, o estado teve uma redução de 81% no quantitativo diário dentro de um ano, passando de mais de 22,5 mil na primeira semana de abril de 2021 para 2,4 mil no mesmo período deste ano (clique aqui).
Entre o público infantil, ressaltou o secretário, paralelamente aos testes, há também a vacinação de crianças, divulgada amplamente nos canais oficiais. “?? uma estratégia que adotamos desde quanto tínhamos um público de 12 a 17 anos. Estamos fazendo agora com o público de 6 a 12 anos, e para o público de 5 anos com a dose pediátrica”, concluiu.

Facebook Comments