Datafolha: Haddad lidera em SP e Freixo no RJ

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma pesquisa do Datafolha realizada em 5 e 6 de abril diagnosticou que o ex-candidato ao Palácio do Planalto em 2018, Fernando Haddad (PT), é o postulante ao governo de São Paulo mais conhecido e mais rejeitado. Durante os dois dias, foram ouvidas 1.806 pessoas em 62 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, e a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número SP-03189/2022.
Haddad foi ministro da Educação por quase sete anos, ocupou a prefeitura paulistana de 2013 a 2016 e foi derrotado no segundo turno presidencial de 2018. Hoje, é conhecido por 94% dos paulistas, dos quais 37% afirmam saber muito sobre o petista. Dizem que não votariam de forma alguma nele 34%.
Apesar disso, o petista é quem lidera a corrida agora, segundo o Datafolha. Ele é seguido por Márcio França (PSB), que foi governador do estado quando Geraldo Alckmin (então no PSDB, hoje PSB) deixou o Palácio dos Bandeirantes para concorrer no pleito de 2018. França é conhecido por 74% dos paulistas.
Intenção de voto em SP
Fernando Haddad (PT) – 29%
Márcio França (PSB) – 20%
Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) – 10%
Rodrigo Garcia (PSDB) – 6%
Branco/Nulo/Nenhum – 23%
Não sabe – 7%
*Resposta estimulada

Rio de Janeiro
No estado, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) e o governador Cláudio Castro (PL) lideram as intenções de voto para a disputa pelo Governo do Rio de Janeiro. O levantamento do Datafolha mostra Freixo com 22% e Castro com 18% das intenções de voto no cenário mais provável até aqui para a disputa eleitoral em outubro. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que os coloca em situação de empate técnico.
Os demais candidatos neste cenário estão quase todos em empate técnico: o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 7%, Eduardo Serra (PCB), com 5%, Cyro Garcia (PSTU), com 4%, o ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz (PSD), 3% e o deputado federal Paulo Ganime (Novo), com 2%.
De acordo com a pesquisa, um terço dos eleitores (33%) declarou pretender anular o voto em outubro. Outros 7% afirmaram ainda não saber em quem votar. No Rio de Janeiro, o levantamento foi realizado entre terça (5) e quinta (7), e entrevistou 1.218 eleitores no estado. Ele está registrado no TSE sob o número RJ- 05998/2022.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eduardo: país está sedento por uma virada à direita “menos ideológica”

Eduardo Bolsonaro afirma que o mundo procura virada para a direita; Flávio comenta entrevista na Europa O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou, nesta...

Opositor de Maduro retorna à prisão domiciliar após ganhar liberdade provisória

O líder da oposição na Venezuela, Juan Pablo Guanipa, está em prisão domiciliar após obter liberdade provisória, mas foi recapturado dentro de 12...

RJ terá helicóptero que atuou na captura de Maduro para combater crime

Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) vai receber um novo helicóptero, o Black Hawk, adquirido nos Estados Unidos para reforçar o combate...