Onça-parda é flagrada por câmeras em floresta no Rio de Janeiro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma onça-parda, da espécie Puma Concolor, foi flagrada por câmeras em uma reserva ambiental no município de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O felino era considerado extinto na região há mais de um século, segundo informações da prefeitura.ebcebc

Os registros foram feitos no último trimestre de 2021, com armadilhas fotográficas instaladas no Refúgio de Vida Silvestre Municipal das Serras de Maricá, uma das áreas de proteção ambiental da cidade. Maricá tem mais de 50% do seu território inserido em unidades de conservação e a presença destes predadores de topo de cadeia é um bioindicador da qualidade das florestas.

A onça-parda, também conhecida como suçuarana, é o segundo maior felino das Américas, ficando atrás apenas da onça-pintada. Seu habitat se estende da Patagônia, no sul do continente, até o Canadá, no norte, incluindo aí todas as regiões e biomas brasileiros.

Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a espécie no Brasil é considerada vulnerável, o terceiro nível mais grave na escala de risco de extinção.

Antes da onça-parda, as armadilhas fotográficas da reserva já haviam flagrado outro felino, o gato-maracajá, em fevereiro de 2021. Os equipamentos são acionados com o movimento e ajudam a monitorar e identificar as espécies que vivem nas áreas protegidas, formando um banco de dados para pesquisas e projetos de preservação.

Geral Rio de Janeiro 11/04/2022 – 12:07 Leila Santos/Edgard Matsuki Tâmara Freire – Repórter da Rádio Nacional onça Rio de Janeiro segunda-feira, 11 Abril, 2022 – 12:07 101:00

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS