Equipamento de inteligência ajuda polícia na investigação de crimes na Bahia

Publicado:

Em todo o Brasil, apenas três estados, entre eles a Bahia, possuem a tecnologia do Ibis Trax 3D, equipamento fabricado no Canadá que analisa as imagens de munição utilizada em crimes e organiza as informações em banco de dados. Isso torna possível descobrir se uma arma usada na prática de algum crime foi utilizada em outras ocorrências.

ibis_3d_equipamento_de_inteligente_do_dpt_da_bahia_2
A munição de vários calibres e armas (escopetas, metralhadoras, revólveres 38 e .40) é examinada pelos peritos e a imagem em 3D armazenada no banco de dados.

Os equipamentos trababalham com a informação deixada pelas munições nas armas, uma espécie de ???impressão digital???. Segundo a perita Margareth Tristão, da Coordenação de Balística Forense, ???um delegado encaminha uma arma ou munição e o sistema correlaciona outros casos ocorridos com a mesma arma e registrados no banco de dados. O Ibis já fez mais de 1,2 mil correlações. A mais famosa é a da chacina de Mussurunga, em Salvador, em que a arma foi relacionada a outras dez vítimas por meio do equipamento???.

ibis_3d_equipamento_de_inteligente_do_dpt_da_bahia_3
A aplicação de tecnologias na produção de provas oferece mais segurança para que promotores e magistrados possam realizar o seu trabalho, de acordo com o coordenador de Crimes Cibernéticos do Ministério Público da Bahia, Fabrício Rabelo Patury.

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Toffoli impõe sigilo máximo a processo de Daniel Vorcaro no STF após ação questionar foro da investigação

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu aplicar sigilo máximo a uma ação da defesa do empresário Daniel Vorcaro. Ele...

‘O Agente Secreto’ é apontado por revista britânica como um dos melhores filmes do ano

O longa 'O Agente Secreto', dirigido por Kleber Mendonça Filho, acaba de ser destacado pela The Economist como um dos melhores filmes de...