Rosa Weber convida candidatos à presidência para solenidade de posse no STF

Publicado:

A ministra Rosa Weber assumirá a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (12), e será a terceira mulher a presidir a Corte. Antes dela, estiveram no cargo as ministras Ellen Gracie, de 2006 a 2008, e Cármen Lúcia, de 2016 a 2018.

 

Entre os 1,3 mil convidados da ministra, 350 estarão presencialmente no plenário. Para além do protocolo de convidar os chefes dos poderes para a solenidade, como  o presidente Jair Bolsonaro (PL), Arthur Lira (PP), da Câmara, e Rodrigo Pacheco (PSD), do Senado, estarão os ex-mandatários da República, como Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT. A novidade ainda no rol de convidados é os candidatos à presidência que Rosa Weber fez questão de convidar.

A cerimônia começará por volta de 17h e terá duração de 1 hora e 30 minutos, com participações presenciais e on-line. O Hino Nacional será executado pela banda militar. Não haverá festa. Ela foi eleita em 10 de agosto para presidir a Corte pelo próximo biênio. O nome de Weber já era previsto para assumir o cargo, visto que o Supremo segue a tradição de escolher o ministro (ou ministra) mais antigo que ainda não tenha ocupado a função. Luís Roberto Barroso será o vice-presidente do Supremo.

Segundo o portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, ao assumir a presidência da Corte, Weber deve repassar ao atual presidente do Supremo, Luiz Fux, cerca de 1 mil processos. Essa transferência é comum, levando em consideração que o chefe do STF tem, por si só, um acervo maior de ações. Até agora, há mais de 4 mil processos no gabinete da presidência do Supremo. Esses casos serão assumidos por Rosa Weber.

 

Weber assume no lugar de Luiz Fux. “São atos de rotina. Isso, todavia, não ofusca a simbologia deste momento. Realça a instituição. Na verdade, é a ideia matriz que está na Bíblia: Outra geração vai, mas a terra permanece para sempre”, disse Weber em discurso no plenário.
 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O voo do Carcará: a saga do bicampeonato baiano que quebrou os padrões do futebol estadual

Em 2021 e 2022, o cenário do futebol baiano foi saboreado de uma forma surpreendente: nenhum dos gigantes Bahia ou Vitória dominou a...

Norris lidera treinos livres do GP da Hungria de F1

No emocionante cenário do Grande Prêmio da Hungria, Lando Norris se destacou nas duas sessões de treinos livres, conquistando a liderança com uma...

Bahia confirma lesão e Erick Pulga será desfalque nos próximos jogos; saiba mais

Uma baixa significativa para o elenco de Rogério Ceni. O Bahia confirmou que o atacante Erick Pulga sofreu uma lesão muscular na região...