A invasão das mariposas voltou a ser destaque em rede nacional. Após a morte dos insetos, a preocupação é com as milhares de larvas depositadas em várias partes da cidade.
Várias secretarias e órgãos municipais de Prado iniciaram uma operação de guerra contra o inseto. Escolas chegaram a suspender as aulas para facilitar a aplicação do inseticida, à base de produtos naturais.
Biólogos e ambientalistas acreditam na possibilidade de um desequilíbrio ambiental. A causa mais provável é a existência da monocultura do eucalipto na região e a resistência dessa cultura contra a fauna e a flora natural. A falta do predador natural pode ter provocado a invasão desse inseto.
O desequilíbrio ambiental chega a ser reconhecido pela Secretária de Meio Ambiente, Benedita de Jesus, a ‘Bena’, no entanto, ela se mostra cautelosa ao apontar as causas. “? preciso aguardar os estudos capazes de determinar o que de fato está acontecendo”, destaca.
Ainda segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Prado, o combate está sendo feito com a utilização de produto biodegradável.
Chama atenção ao fato de que a aplicação desse material está encontrando uma barreira natural produzida pela mariposa, uma espécie de teia, que atua como proteção às larvas. Esse obstáculo está dificultando o combate.
.
Comentários Facebook