Com plenário fechado vereadores

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Pela terceira vez consecutiva a Câmara Municipal de Vereadores de Salvador (CMS) não realizou sua tradicional sessão da terça-feira. Apesar de ter havido um chamamento público do Diário do Legislativo convocando os legisladores, estes se depararam com o plenário de portas trancadas nesta terça-feira (3). Revoltados com a situação, 19 vereadores da base do prefeito Bruno Reis chegaram a ???abrir uma sessão??? na antessala do Cosme de Farias. 

A ???sessão??? foi aberta pelo vereador Duda Sanches, 1º vice-presidente da CMS. Vice-líder do governo na CMS, Kiki Bispo ressaltou que o número de parlamentares presentes era o suficientes para dar início à sessão. ???Reunimos mais do que o quórum necessário para abrir uma sessão e ali discutimos e debatemos algumas questões que precisam ser abordadas, sobretudo do ponto de vista do fortalecimento do regimento interno do regimento Câmara que tem sido violado a todo tempo???, disse. 

Líder do governo na Câmara, o vereador Paulo Magalhaes Jr. defendeu o diálogo, e se defendeu das acusações dos oposicionistas. ???Diferente do que tem sido dito por alguns vereadores, de que a bancada de governo não está querendo trabalhar, nós viemos aqui para cumprir o regimento. O vice-presidente da casa [Duda Sanches] tem total condição e abrir a sessão quando o presidente estiver ausente e nós viemos para isso respeitando a lei orgânica do município. Viemos para trabalhar. ?? isso que nos cabe. Para isso que nós fomos eleitos e para isso que estamos aqui???, ponderou.

O Bahia Notícias entrou em contato com o presidente da Casa para ouvir um contraponto. Em agenda no interior, Geraldo Jr. não retornou até o fechamento desta nota. 

COMISS??ES

Vereadores da oposição também estavam presentes na Câmara, mas não participaram da ???sessão???. Isso porque, segundo os parlamentares ouvidos pelo Bahia Notícias, foram à Casa para participar de reuniões das Comissões de Defesa dos Diretos da Mulher; Constituição e Justiça e Redação Final; e Transporte, Trânsito e Serviços Públicos Municipais. Confusão ou não, as Comissões foram marcadas para horários próximos às 14h30, hora pré-estabelecida para as sessões ordinárias permanentes. 

WhatsApp Image 2022 05 03 at 15.47.23.

Foto: Vitor Castro / Bahia Notícias 

A vereadora Laina Crisóstomo (Psol) lamentou o fato da Comissão não ter ocorrido por falta de quórum. ???Na comissão de mulheres, eu, Marta e Marighela não conseguimos dar quórum. Tem quatro projetos de lei pendentes de relatoria e de decisão e a gente não consegue reunir porque, se não tem quórum, não consegue deliberar nem fazer com que o projeto de lei esteja apto para deliberação no plenário???, disse.

Ao Bahia Notícias, o vereador Augusto Vasconcelos, líder da oposição, destaca que a bancada da Prefeitura “insiste em boicotar as reuniões das comissões tentando paralisar o funcionamento da Câmara”. “Mas a Casa segue trabalhando e não vai parar. Hoje designamos a relatoria de dezenas de projetos e foi aprovado um extenso calendário de atividades???, disse.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Raparigueiros e Bloco das Montadas: veja os blocos deste domingo no DF

CARNAVAL 2026 CHEGA A BRASÍLIA COM MAIS DE 15 BLOQUINHOS DE RUA Neste fim de semana, a cidade entra no clima de Carnaval com...

Na saída do Ilê, Bruno Monteiro destaca valor recorde de investimento do Ouro Negro

Bahia investe recorde no Ouro Negro para blocos afro em 2026, afirma secretário de Cultura O secretário de Cultura do estado da Bahia, Bruno...

Tarcísio faz samba-enredo para enaltecer policiais no Carnaval de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), usou as redes sociais na noite de 14 de fevereiro de 2026 para enaltecer...