O municipio do Prado realizou nesta terça-feira (15) o 2º Mutirão de combate ao glaucoma. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde visa oferecer tratamento para as pessoas atingidas pelos sintomas da doença, que pode levar à cegueira.
Segundo Luciano Mota (Secretário Municipal de Saúde) o município preparou uma grande estrutura para viabilizar a participação de todos os pradenses, mesmo aqueles residentes nos lugares mais distantes da sede. “Foram disponibilizados transportes para os moradores dos distritos para que pudessem ser atendidos por cerca de 30 profissionais, integrados na equipe de atendimento, pois o nosso objetivo é garantir tratamento humanizado à cada um dos pacientes”, destaca.
Para Mayra Brito (Prefeita do Prado) o mutirão é uma alternativa de grande importância porque viabiliza a realização do serviço, com um grande número de pacientes e de profissionais envolvidos. “O resultado é muito positivo porque, no fundo, o foco é uma maior qualidade de vida às pessoas que sofrem com essa doença e a visão é um dos sentidos mais importantes na vida de uma pessoa”, argumenta.
Nos últimos dias, os pacientes foram orientados e cadastrados através das unidades básicas de saúde. No mutirão foram submetidos à análise médica. Os pacientes identificados com a doença receberam medicação e pelos próximos noventa dias ficaram sob análise e avaliação médica. O retorno acontece num próximo mutirão, que inicia um novo ciclo para novos pacientes, numa ação duradoura de combate à doença.
[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157658691153631]
.