Prado: Operação desaticula bando que atuava com o tráfico de drogas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

DSC07486_600x450DSC07507_600x450
Bando detido acusado de tráfico de drogasDrogas, armas, dinheiro e celulares apreendidos


Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (12/02) um contingente de policiais militares deflagraram uma operação que resultou na prisão de 8 (oito) pessoas, acusadas de exercerem o tráfico de drogas em Prado. O contingente foi composto por policiais lotados na 43ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar de Itamaraju), no 13º Batalhão da PM de Teixeira de Freitas e da CAEMA (Companhia Armada Especializada da Mata Atlântica, unidade de Posto da Mata).

A operação contou com o serviço de inteligência da 43ª CIPM, que há vários dias já estava monitorando as ações do bando, sob a coordenação do Ministério Público de Prado, na pessoa de Dr. Wallace Carvalho. Há ainda que lembrar o apoio do tenente-coronel da PM Antonio Barbosa Neto e do Major Osires Cardoso, comandante e subcomandante, respectivamente, do 13º BPM de Teixeira de Freitas, além de Major Raimundo César Magalhães Dantas (comandante da 43ª CIPM de Itamaraju) e Major Braga (comandante da CAEMA).

Sargento Cancela (lotado na CAEMA), comandou a operação realizada nesta sexta-feira.

Com o bando foram apreendidos três revólveres: um calibre 38 (com seis cartuchos intactos), um calibre 32 (com dois cartuchos intactos) e outro calibre 32 (com três cartuchos). Também foram apreendidos R$ 636,00 (seiscentos e trinta e seis reais), uma balança de precisão, 25 papelotes de cocaína, 24 pedras de crack, 10 gramas de maconha, uma pedra de cocaína (pesando cerca de 75 gramas) e 4 celulares.


ezequiades_da_conceicao_600x450eduardo_souza_dos_santos_600x450carlos_adriano_nunes_de_jesus_600x450alizena_carlos_santos_600x450
Ezequíades da ConceiçãoE. S. dos S.C. A. N. de J.Elisana Carlos Santos

No intuito de dificultar a ação da polícia, o bando fazia uso de diversas residências para manterem ativo o tráfico de drogas. Mesmo assim, após intenso trabalho de inteligência, a operação conseguiu desarticular a quadrilha, detendo em flagrante delito, os diversos integrantes por formação de quadrilha e tráfico de drogas, além de posse ilegal de armas de fogo. As pessoas detidas na operação são: E. S. dos S. (trabalhador rural, 15 anos, morador à Rua Macapá N.º 04, bairro São Brás), Leandro Morais de Melo (desempregado, 19 anos, morador à Rua Paissandu, N.º 508, Novo Prado, em Itamaraju), Luciene Nascimento dos Santos (doméstica, 18 anos, moradora à Rua Muritiba, N.º 15, bairro São Brás), C. A. N. (desempregado, 17 anos, morador no bairro Portal do Prado), Marcos dos Santos Santana (vendedor, 19 anos, morador à Rua Jackson Fontes, N.º 162, São Sebastião), Ezequíades da Conceição (servente de pedreiro, 21 anos, morador à Rua Muritiba, N.º 51, São Brás), Elizana Carlos Santos (camareira, 36 anos, moradora à Rua Macapá, N.º 04, São Brás) e J. S. dos S. (desempregada, 17 anos, moradora à Rua Macapá, N.º 04, São Brás).


marcos_dos_santos_santana_600x450luciene_nascimento_dos_santos_600x450leandro_morais_de_melo_600x450jhoseri_souza_dos_santos_600x450
Marcos dos Santos SantanaLuciene Nascimento dos SantosLeandro Morais de MeloJ. S. dos S.


Todos foram autuados na Lei N.º 11.343/2006, Art. 33, que prevê como crime o comércio de drogas, cuja punição pode resultar na detenção de até 15 anos, em regime fechado. Como entre as pessoas detidas há 3 (três) menores de idade, eles deverão ser encaminhados para o conjunto penal juvenil, localizado em Salvador e poderão ficar custodiados por até 3 (três) anos.

Para a polícia mais importante do que retirar da sociedade os pequenos traficantes, é deter os grandes fornecedores da droga que abastecem toda região. Operações conjuntas das polícias estão em ação para que o objetivo seja atingido. Com a proximidade de grandes eventos, no caso o carnaval, os traficantes se preparam para fornecer droga a usuários foliões e turistas. Estes últimos não deixam de fazer parte do problema vivido pela sociedade, que é atingida diariamente pelos reflexos do aumento da violência, que tem na base o tráfico de drogas.


O saldo que fica é bastante positivo. Os traficantes que estavam se preparando para encher de drogas, a cidade e região, agora devem está pensando duas vezes para colocar a cara nas ruas. O serviço de inteligência da polícia tem, com riqueza de detalhes, informações de todas as “bocas de fumo” da cidade e o traficante que der uma de esperto, vai parar atrás das grades por um bom tempo.

Alguns devem está se perguntando porque estas operações acontecem apenas quando se aproximam grandes eventos. A resposta é que os traficantes não são bobos. Ao longo de todo o ano, as suas atividades são pequenas por conta do número de “clientes” que acaba sendo baixo e ele acaba conseguindo controlar. Caso seja interceptado pela polícia, estará sempre com pequena quantidade de droga e se defende como se fosse apenas um usuário. Em épocas de grandes eventos, como é o caso do carnaval, a demanda é muito maior e ele precisa se organizar para dar conta de atender a todos os “clientes”. Aproveitando de informações privilegiadas levantadas ao longo de um bom tempo, a polícia aguarda o momento certo para “dar o bote”. A polícia não aborda ninguém sem motivo. Isso até facilita para os criminosos. Não havendo um motivo forte, a polícia acaba não agindo, respeitando o direito de cada.


{besps}/2010/02.fevereiro/12/traficantes{/besps}


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Rondesp desarticula laboratório de droga em Teixeira de Freitas

O laboratório de preparação de drogas estava funcionando numa residência localizada à Rua Domingos Martins, bairro Bonadiman, em Teixeira de Freitas. A ação de policiais da RONDESP Extremo Sul aconteceu no início da tarde desta quarta-feira, dia 03 de abril, desarticulando um braço importante do...

Quase um quilo de cocaina é apreendida em Teixeira de Freitas

A apreensão aconteceu Rua Jordânia, no bairro Ulisses Guimarães, em Teixeira de Freitas.A ação de policiais da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) resultou após tentativa de abordagem à uma dupla numa moto, flagrada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no centro da cidade,...

Casal se conhece em rede social, viaja junto e acaba detido por tráfico de drogas em Vitória da Conquista

O casal contou à polícia que se conheceram por meio de uma rede social e estavam viajando com destino a Maceió. Com eles, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou 5 Kg de cocaína. A apreensão aconteceu na BR-116, em Vitória da Conquista, região sudoeste da...