Itabuna terá a primeira central de distribuição do Gasene na Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos


Itabuna será a primeira cidade baiana a contar com o fornecimento de gás natural do Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), construído pela Petrobras.

A distribuição do gás será iniciada na próxima semana, através de uma base implantada pela Bahiagás, empresa do governo estadual responsável pela comercialização do produto, que será feita por meio de caminhões-tanque (gás natural comprimido/cilindro) e, a partir do segundo semestre, por dutos, que levarão o gás natural a empresas, estabelecimentos comerciais, residências e postos de combustível. A central de distribuição está sendo construída pela Bahiagás e é interligada ao citygate da Petrobras em Itabuna.

Na base de distribuição, que começa a operar no dia 26 deste mês, o gás fornecido pela Petrobras passa por um processo de compressão e é distribuído aos clientes. A Bahiagás já tem contrato com a Trifil e a DPA/Nestlé, duas das principais empresas de Itabuna, e com postos de combustível.

Ao todo, estão sendo investidos R$ 60 milhões na implantação da central de distribuição em Itabuna e o projeto prevê a expansão dos dutos até Ilhéus, Itapetinga e Vitória da Conquista.

O projeto de distribuição do gás natural, com as oportunidades econômicas decorrentes da utilização de uma fonte energética limpa e com preço competitivo, foi apresentado pelo secretário estadual de Infraestrutura e presidente do Conselho de Administração da Bahiagás, João Leão, e pelo presidente da empresa, Davidson Magalhães, num encontro realizado em parceria com a Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), que reuniu 20 prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores e empresários regionais. �??O gasoduto da Petrobras é uma obra vital para o sul da Bahia, porque cria condições efetivas para a industrialização�?�, afirmou Davidson, citando que, além de Itabuna, o Gasene terá bases de distribuição em Mucuri, Eunápolis e Catu.

Somente no sul da Bahia, serão 45 municípios beneficiados com a distribuição de gás natural, num total de dois milhões de habitantes. �??Vamos investir na atração de novos empreendimentos e incentivar programas de capacitação de mão-de-obra, para que a população regional possa suprir a demanda pelos postos de trabalho que serão gerados�?�, disse o secretário.

De acordo com Leão, o fornecimento de gás natural será a base de um novo processo de desenvolvimento regional, reforçado com a construção do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste, �??permitindo a implantação de um polo industrial e a expansão do setor de comércio de serviços�?�. A Bahia é o terceiro maior mercado consumidor industrial de gás natural, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.

Taxistas
Além do encontro com prefeitos, Davidson participou de uma reunião com dirigentes do Sindicato dos Taxistas de Ilhéus e da Cooperativa dos Radiotáxis e Motoristas Autônomos do Sul e Extremo Sul da Bahia (Cooptaxi).

A Bahiagás está elaborando um programa de incentivo ao uso de gás natural pelos táxis e veículos que fazem o transporte escolar, através do subsídio no kit de conversão, que custa em torno de R$ 1,9 mil. �??Como o gás natural é 50% mais barato em relação ao álcool, trata-se de um ganho importante para a categoria, permitindo a redução dos custos operacionais�?�, afirmou o presidente da Cooptaxi, Renato Silva.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Davi Passamani reaparece e diz que 23 detentos se converteram durante sua prisão

Seguindo o perfil de narcisista e aproveitador, Davi Passamani não surpreendeu ao voltar a usar as redes sociais pouco tempo após ser solto por importunação sexual, usando uma tornozeleira eletrônica, e dizendo que a prisão foi uma provisão de Deus para evangelizar os detentos. Em uma série de posts no Instagram, o ex-presidente da igreja

Magno Malta passa por cirurgia após sentir fortes dores

O Senador Magno Malta (PL-ES) utilizou suas redes sociais na noite desta segunda-feira (22) para compartilhar a notícia de sua recente cirurgia no joelho, e comemorou que o procedimento foi um sucesso. Na publicação, o senador expressou sua gratidão tanto aos profissionais de saúde que o assistiram durante a semana quanto à sua fé que

Vídeo: Caio Fábio já alertou sobre Elon Musk: “O pior inimigo da humanidade”

Em uma entrevista exclusiva concedida ao Fuxico Gospel, o reverendo Caio Fábio já havia alertado sobre os perigos que, em sua visão, são representados pelo bilionário Elon Musk. Caio, conhecido por sua influência e posicionamentos fortes, foi muito duro ao falar sobre o empresário por trás da SpaceX e da Tesla. “Com tanto dinheiro que