Mais uma baleia Jubarte é encontrada morta no litoral do Prado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Mais uma Baleia Jubarte foi localizada morta no litoral do município de Prado (localizado à 805 km de Salvador). A baleia estava morta na Praia da Amendoeira.

DSC00491

Este já é o terceiro registro, apenas nesta temporada. Outras duas baleias foram encontradas (uma na praia do coqueiral e outra às margens do Rio Jucuruçu).

As causas ainda são desconhecidas. Biólogos e o Instituto Baleia Jubarte estudam as causas e os efeitos. Já foram coletadas e enviadas para análise amostras do mamífero. Os resultados dos exames que podem apontar a causa exata da morte podem demorar.

DSC00488

Pescadores acreditam que a mortandande de baleias esteja ocorrendo devido à colisão desses animais com balsas de empresas de sivicultura que percorrem as águas marinhas do extremo sul da Bahia, mesmo trajeto percorrido por centenas de baleias que, nos meses de julho a novembro, visitam a região para a reprodução.

Segundo Lupércio Araujo, do Instituto Orca, ainda não há explicação para as mortes, porém, a presença de barcos pesqueiros vindos do Sul do País munidos de redes de aço �?? capazes de arrastar baleias, tubarões, golfinhos, tartarugas, entre outros animais �?? está entre as possibilidades de degradação ambiental.

DSC00492

Além deste, outro fator pode estar trazendo as baleias para a costa. O vento sul, segundo Lupércio, vem sendo cogitado como um dos fatores que empurram as baleias para o encalhe.

Em todo o País, já passa de vinte baleias Jubartes mortas, apenas em 2010. O número supera um fenômeno identificado também este ano na Austrália, onde dez baleias da espécie Jubarte já foram encontradas mortas.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Decisão do presidente do IBAMA pode comprometer vida marinha em Abrolhos

O presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, indicado e empossado pelo governo do Presidente Bolsonaro, decidiu ignorar recomendações técnicas feitas pela equipe do próprio órgão de fiscalização ambiental e autorizar o leilão de sete blocos de petróleo localizados em regiões de alta sensibilidade em...

Pescadores capturam tubarão no alto mar de Alcobaça

O animal foi capturado nesta terça-feira (10), por um canoeiro conhecido como 'Dodó', integrante da Colônia de Pescadores Z-24 de Alcobaça. O tubarão caiu numa rede tipo taineira, armada na região de grande profundidade, de navegação de navios.O tubarão pesou cerca 140kg e mediu...

Golfinho é encontrado morto no litoral de Alcobaça

Apenas uma parte do animal foi parar nas areias da Praia do Quati, no litoral alcobacense. Banhistas que passavam pelo local avistaram o golfinho já morto, na manhã desta terça-feira (12), com marcas de redes de pesca no corpo.Chamou atenção o fato do animal...