Seminário na microregião cacaueira vai discutir violência sexual contra crianças e adolescentes

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

No final da próxima semana, o tema violência sexual contra crianças e adolescentes levará profissionais de várias áreas à microrregião cacaueira. Eles vão participar do Seminário sobre o Pacto de Gestão do Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que acontece nos dias 12 (quinta) e 13 (sexta-feira), em Mascote.
 
Com o objetivo de atender ao Pacto �?? assinado pelo Governo do Estado em 2008 – o Seminário visa a promover ações que criem uma rede de proteção e atendimento para as crianças em risco ou situação de violência, fazendo com que os participantes assumam o compromisso de criar espaços coletivos que possibilitem a avaliação e o desenvolvimento de processos de enfrentamento à violência sexual.
 
O encontro será direcionado a profissionais estaduais e municipais das redes de Saúde da Família, professores, policiais militares, juizes de Direito, defensores públicos, profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), conselhos tutelares, conselheiros de Direito da Criança e do Adolescente e secretários municipais de assistência social, saúde e educação.
 
Os municípios que participarão do Seminário são: Arataca, Belmonte, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Floresta Azul, Ibicaraí, Itagimirim, Itajú do Colônia, Itapebi, Jussari, Mascote,  Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória e Una.
 
No final do evento, os prefeitos presentes assinarão um termo de compromisso para o fim do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Neste documento constarão várias ações, como o fortalecimento do sistema de garantia de direitos do município, possibilitando infra-estrutura e capacitação para os Conselhos Tutelares e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).
 
Também se comprometerão a organizar os serviços de saúde e capacitar seus profissionais, em particular os agentes comunitários e as equipes de saúde da família, para viabilizar o reconhecimento, notificação, tratamento e encaminhamento de casos de violência sexual, entre outras iniciativas.
 
O Seminário Regional da microrregião cacaueira sobre o Pacto de Gestão do Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Estado da Bahia vai se realizar no Colégio Manoel Andrade, no Distrito de São João do Paraíso.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prado realiza campanha de combate ao abuso e exploração sexual infantil

Programas sociais do município do Prado saíram às ruas da cidade na manhã desta quinta-feira, dia 28. O objetivo é para lembrar a população sobre a necessidade da luta contra a exploração sexual". De acordo com segundo Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Jesseilton Almeida,...

Associação de moradores do São Brás ajudando a melhorar a vida das pessoas

A Associação de Moradores do Bairro São Brás vem trabalhando para diminuir as desigualdades sociais. Segundo o presidente da associação, Edson Viana , o projeto da festa que elege a Garota Miss São foi um passo importante para romper o conceito sobre as pessoas...

Iluminada de azul a Igreja Matriz do Prado lembra a campanha Novembro Azul

A fachada da Igreja Matriz de Prado passou a projetar a cor azul, utilizada para lembrar a campanha mundial do novembro azul, cuja meta é diminuir índices de mortes por câncer tratável. A campanha de conscientização sobre o câncer de próstata é uma idealização...