Contas da prefeitura de Mucuri são encaminhadas ao Ministério Público

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Nesta quarta-feira (08/12) o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou e determinou formulação de representação ao Ministério Público das contas das prefeituras de Mucuri, referente à administração do Prefeito Paulo Alexandre Matos Griffo – o “Paulinho de Tixa”.

Após a análise, das contas referentes ao exercício 2009, foi determinada multa, ao gestor, no valor de 15 mil. Ele pode recorrer da decisão.

prefeito_mucuri_paulinho_tixa

Houve uma divergência na apuração do balanço patrimonial do exercício, levando-se em consideração as informações dos governos federal e estadual, com restos a pagar. O valor pago foi de R$ 4.923.721, sendo pagos, no exercício de 2010, Despesas de Exercícios Anteriores (2009) na quantia de R$ 40.515, o que caracteriza assunção de obrigação de despesa sem que haja disponibilidade de caixa suficiente para cobertura.

Os restos a pagar constituem-se em dívidas de curto prazo e, portanto, necessitam, no final de cada exercício, de disponibilidade financeira (caixa e bancos) suficiente para cobri-los.
Ainda foi descoberta a existência de pendências relacionadas ao não recolhimento de várias multas e ressarcimentos imputados a agentes políticos do município.

Outro problema encontrado na administração do Prefeito “Paulinho de Tixa” diz respeito à ausência de licitação e fuga ou realização de processo licitatório sem observância ao disposto na Lei Federal nº 8.666/93; realização de despesas imoderadas ferindo os princípios constitucionais da razoabilidade e da economicidade.

Os documentos apresentados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação �?? Fundeb, e do parecer do Conselho Municipal de Saúde não atendiam às Resoluções TCM.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ex-prefeito de Caravelas foi mais uma vez denunciado no Ministério Público

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (29/05), julgou procedente o termo de ocorrência formulado contra o ex-prefeito de Caravelas, Jadson Silva Ruas, em razão de irregularidades no processo licitatório realizado para contratação de serviços de publicação de atos institucionais e oficiais em...

TCM denuncia ex-prefeito de Teixeira de Freitas ao Ministério Público

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), nesta quarta-feira (16), solicitou ao Ministério Público Estadual investigar o ex-prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bitencourt, para apurar a prática de ato criminoso ou de improbidade administrativa na contratação direta de empresas, no exercício de 2015....