Representantes do Governo da Bahia e empresários dos segmentos ligados ao turismo discutiram, em Salvador, o planejamento do setor a fim de atrair um número maior de visitantes para o estado durante o mês de junho, período em que é realizado o São João. A iniciativa de antecipar a discussão sobre a festa foi considerada �??muito positiva�?� pelo empresariado por permitir melhor organização do evento �??e, com isso, trazer mais turistas para o estado�?�, como ressaltou o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Pedro Galvão.
Participaram da reunião, na segunda-feira (21), o secretário de Turismo, do Estado, Domingos Leonelli, o diretor de Mercado Nacional da Bahiatursa, Fernando Ferrero, e os presidentes de entidades como a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), o Sindicato das Empresas de Turismo no Estado (Sindetur), o Cluster de Entretenimento, Conselho Baiano de Turismo e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), além do secretário de Turismo de Porto Seguro, Augusto Jones.
De acordo com o secretário Domingos Leonelli, a ideia do governo baiano é divulgar �??a maior festa regional do País�?� em mercados emissivos como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal e alguns estados do Nordeste. �??Vamos levar o São João da Bahia às principais feiras de turismo brasileiras e também repetiremos eventos de lançamento nos mercados paulista e mineiro, que concentram a maior parte dos nossos visitantes�?�.
O objetivo é fazer com que cidades com grandes parques hoteleiros como Salvador, Ilhéus e Porto Seguro sejam estimuladas durante o período de baixa estação. �??Enquanto que o interior tem 100% de ocupação, as cidades litorâneas tinham no mês de junho o seu pior mês. Isso começou a melhorar a partir de 2008, quando passamos a encarar o São João como produto turístico e, neste ano, as perspectivas são ainda melhores, pois os nossos festejos vão coincidir com o feriado prolongado de Corpus Christ�?�, explica o secretário.
Crescimento na ocupação: Em junho de 2010, a ocupação nos principais hotéis de Salvador foi 6% maior que a taxa medida no mesmo período do ano anterior, de acordo com o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Salvador e Litoral Norte (SHRBS). Para este ano, o presidente da entidade, Silvio Pessoa, espera um crescimento de 5% e aposta no feriado prolongado e nas promoções para atrair os visitantes. O presidente do Sindetur, Luiz Augusto Leão, defendeu a formação de roteiros juninos para Salvador e entorno e a parceria com operadores de outros estados para organizar as ações de receptivo.
O secretário de Turismo de Porto Seguro afirmou que o município, localizado no litoral sul, participará de todas as ações promocionais em conjunto com a Bahiatursa. Ele estava acompanhado de empresários do segmento hoteleiro, que também apoiam a iniciativa de vender o São João como produto turistico.
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