Dois mortos em nova apreensão de oxi

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

OXI07052011192839Foram apreendidas nesta quarta-feira (25) cerca de 200 pedras de droga que a polícia acredita ser oxi. A droga estava escondida em uma casa localizada no entrocamento de Mar Grande, no município de Vera Cruz, a 289 km de Salvador, e pertencia ao traficante conhecido na região como Uca.

Segundo o tenente Otávio Marques, da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (Vera Cruz), a droga, que possui cheiro e cor diferente de crack, estava embalada e pronta para ser vendida. “Acreditamos que as 213 pedras apreendidas sejam de oxi, mas a hipótese só será confirmada após a perícia, que deve ser realizada pela Polícia Civil com o Departamento de Polícia Técnica”.

Caso seja confirmada a hipótese, essa é a maior apreensão de oxi no estado, onde já foram registrados outros três casos, dois em Ilhéus e um em Itapetinga.  A polícia chegou ao local onde estava escondida a droga após denúncias anônimas, que levaram ao traficante Uca. Durante a abordagem policial, o traficante e um comparsa conhecido como Cabeça receberam os agentes a tiros. Houve troca de tiros e os dois traficantes foram baleados e encaminhados para o Hospital Geral de Itaparica, mas não resitiram aos ferimentos.

Junto com a possível quantidade de oxi, foram apreendidos 159 papelotes de maconha, dois revólveres e celulares. A droga apreendida foi encaminhada para a 24ª Delegacia de Polícia, em Vera Cruz, que deverá se responsabilizar pela perícia junto ao DPT.

Saiba a diferença entre o Oxi e o Crack
O oxi é cada vez mais um problema de saúde pública no Brasil. A droga é derivada da planta coca, assim como a cocaína e o crack. Hádiferenças, contudo, no modo de preparo. Existe uma pasta base, com o princípio da droga, e de seu refino vem a cocaína.

“A pasta base é como a rapadura e a cocaína é como o açúcar”, compara Marta Jezierski, médica psiquiátrica e diretora do Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), ligado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

O crack e o oxi são feitos a partir dos restos do refino da cocaína. As três drogas possuem, portanto, o mesmo princípio ativo e um efeito parecido, que é a aceleração do metabolismo, ou seja, do funcionamento do corpo como um todo.

A grande diferença do oxi para o crack está na sua composição química. Para transformar o pó em pedra, o crack usa bicarbonato de sódio e amoníaco. Já o oxi, com o objetivo de baratear os custos – e atingir um número maior de usuários -, leva querosene e cal virgem.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Rondesp desarticula laboratório de droga em Teixeira de Freitas

O laboratório de preparação de drogas estava funcionando numa residência localizada à Rua Domingos Martins, bairro Bonadiman, em Teixeira de Freitas. A ação de policiais da RONDESP Extremo Sul aconteceu no início da tarde desta quarta-feira, dia 03 de abril, desarticulando um braço importante do...

Quase um quilo de cocaina é apreendida em Teixeira de Freitas

A apreensão aconteceu Rua Jordânia, no bairro Ulisses Guimarães, em Teixeira de Freitas.A ação de policiais da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) resultou após tentativa de abordagem à uma dupla numa moto, flagrada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no centro da cidade,...

Casal se conhece em rede social, viaja junto e acaba detido por tráfico de drogas em Vitória da Conquista

O casal contou à polícia que se conheceram por meio de uma rede social e estavam viajando com destino a Maceió. Com eles, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou 5 Kg de cocaína. A apreensão aconteceu na BR-116, em Vitória da Conquista, região sudoeste da...