Manifestação de professores de Teixeira de Freitas por rateio do FUNDEB

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A classe de professores do município de Teixeira de Freitas está empolvorosa após decisão do prefeito, João Bosco (PT), em aplicar o dinheiro, destinado aos cofres públicos municipais, no exercício fiscal de 2012, que a classe manifesta pelo rateio entre os próprios profissionais do ensino municipal.

cobranca rateio

Em protesto, a APLB Sindicato, requer o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Lei N.º 11.494/2007, que regulamenta a destinação dos resíduos (sobras) do FUNDEB para rateio entre os profissionais do magistério (diretor, Coordenador-pedagógico e professor). De acordo com a lei, os profissionais do magistério dispõem das garantias de no mínimo 60% dos recursos do FUNDEB.

Por meio de nota, o gestor argumentou que a decisão de não ratear as sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), resultante de recursos destinados ao município em 2012, se sustentaria após consulta ao Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), sobre questões relacionadas à folha de pagamento, atualmente, na faixa dos 54%, limite máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Por conta disto, com a liberação dos recursos requeridos pela categoria, o limite seria extrapolado, desequilibrando as contas públicas. Na carta aberta, o prefeito João Bosco (PT) disse que os recursos serão utilizados em reformas de escolas.

brasilia marques

Segundo a delegada da ALPB Sindicato de Teixeira de Freitas, Brasília Marques, “as sobras não incidiriam sobre os salários dos profissionais, fato que não seria contabilizada na folha de pagamento, como sustenta o prefeito”, argumentou.

ÍNTEGRA DA CARTA DO PREFEITO DE TEIXEIRA DE FREITAS

A Prefeitura de Teixeira de Freitas vem esclarecer aos servidores das escolas, especialmente aos professores, a real situação quanto ao abono pleiteado pelos professores em função das sobras do Fundeb �?? exercício 2012.

01-Sempre foi vontade desta administração repassar, a quem é de direito, as sobras do Fundeb.

02- Também é de entendimento da administração que qualquer ato só pode ser implementado quando atender a preceitos básicos da administração pública e da legalidade.

03- A administração realizou três reuniões com a APLB, entidade representativa dos professores, para tratar do referido abono, sendo indicado um representante da categoria, Senhor Joel, para acompanhar e ajudar a encontrar soluções que atendessem aos interesses das partes.

04- Como entrave encontrado foi índice de pessoal acima de 54%, atualmente na casa dos 60%, optamos por uma consulta ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), cuja resposta condiciona o repasse ao limite do índice, portanto, inviabilizando o repasse para os professores.

05- Portanto, para bem utilizar este recurso, que legalmente não poderá ser rateado, ele será utilizado para a reforma de escolas e readequações necessárias para ofertar melhores ambientes para as comunidades escolares.
 
Teixeira de Freitas, 29 de Agosto de 2013.

Gabinete do prefeito João Bosco Bittencourt

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Itamarajuenses protestam neste sábado (24) contra o alto preço do combustível na cidade

Os itamarajuenses - já cansados dos reajustes consecutivos no preço da gasolina e dos valores cobrados, já chegando a R$ 4,49 o preço da gasolina - resolveram acordar e, para isso, está mobilizando a população, através das redes sociais. A iniciativa é uma forma da...

Moradores de Cantagalo interditam a BA-290

O bloqueio da rodovia estadual começou nas primeiras horas da manhã deste sábado (10), em Cantagalo, distrito do município de Alcobaça. Com galhos de árvores e pneus os manifestantes incendiaram a pista, impedindo o trânsito dos veículos. A chegada do carnaval aumenta o número de...

Prefeito de Itamaraju e MST discutem pauta de melhorias das famílias no campo

Representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e representantes do governo municipal de Itamaraju se reuniram nesta segunda-feira (05) para discutir pauta de reivindicações dos cerca de militantes do movimento, que ocuparam o Centro Administrativo de Itamaraju (CEADI). A reivindição era de melhorias...