Justiça Eleitoral determina cassação de prefeito e vice de Santana/BA

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A juíza da 99ª zona eleitoral de Santana decretou a perda dos mandatos de Wilson Neves de Almeida e José do Nascimento, prefeito e vice-prefeito de Santana, na Bahia. A ação investigava o abuso de poder político e econômico durante o pleito eleitoral de 2012. A decisão foi divulgada no Diário Eletrônico da Justiça da Bahia na último sexta-feira, 27.

A decisão da juíza eleitoral, Tathiana Freitas de Paiva Macedo, quase dois anos após as eleições municipais, condena os acusados, além da perda de mandato, a pena de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos oito anos subseqüentes à eleição em que ocorreram os fatos. Também declarou nulos os votos atribuídos à eles.

acusados de crimes eleitorais em santana

A denúncia fundamentou benefício aos acusados por meio de dinheiro público utilizado na realização da Expo Santana, entre os dias 19 a 22 de julho. Segundo denúncia e testemunhas acostadas nos autos, as bandas divulgaram o nome do prefeito, o número 11 e o sinal característico da sigla. Em fotos, também nos autos, aparecem várias pessoas com adesivos do partido dos acusados.

As provas apontam, portanto, que o evento foi realizado durante a campanha eleitoral para promover a candidatura do prefeito e vice-prefeito, Wilson Neves de Almeida e José do Nascimento, respectivamente.

A juíza entendeu que estava comprovado o abuso do poder político e econômico, praticado pelo então prefeito, Marco Aurélio Santos Cardoso, em benefício da candidatura de Wilson Neves de Almeida e José do Nascimento.

Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA).

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

14 políticos baianos são investigados por desfiliação partidária

Catorze políticos que se desfiliaram de partidos são alvos de ações da Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE-BA), segundo informou nesta quinta-feira (14). De acordo com a PRE, eles saíram dos partidos pelos quais se elegeram sem justa causa e podem perder mandatos. As...

Procuradoria pede abertura de inquérito contra Lula

A Procuradoria da República no Distrito Federal pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito para apurar denúncias feitas pelo operador do mensalão, o publicitário Marcos Valério de Souza, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Antonio Palocci Filho. Condenado...