Abertas as inscrições para escolha de membros do Conselho Tutelar de Alcobaça

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O município de Alcobaça abriu processo seletivo para a escolha de membros do Conselho Tutelar, com atuação entre os anos de 2016 e 2019. As inscrições podem ser feitas na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que fica localizado na Rua D, S/N, no bairro Beija Flor, Alcobaça/BA, no período de 08/05/2015 a 08/06/2015, das 07:00 às 13:00 horas. As provas acontecem no dia 04/10/2015.

O processo prevê a escolha de 05 (cinco) membros efetivos e de outros 05 (cinco) suplentes, escolhidos pela população local para mandato de 04 (quatro) anos, permitida 01 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha.

selecao de membros do conselho tutelar de alcobaca

A participação de muitos alcobacenses está limitada, considerando o fato de requisitos exigidos, como comprovada atuação na área da infância e juventude de, no mínimo, 02 (dois) anos no município, relacionada à promoção, proteção, protagonismo, controle social e gestão política dos direitos da criança e adolescente.

Na prática, as inscrições estão abertas apenas para quem está trabalhando como conselheiro ou para quem já trabalhou. Essa vedação pode ser discutida na justiça, visto que a lei federal 8069/90 (ECA) não faz esse tipo de limitação e deve servir de base para os atos municipais, à exemplo, na eleição dos membros do Conselho Tutelar.

O candidato deve ter idade superior a vinte e um anos no ato da inscrição, possuir residência e domicílio eleitoral no município, de no mínimo 2 (dois) anos; apresentar certidões negativas da Polícia Civil, Polícia Federal, Justiça
Estadual e Justiça Federal, além de gozar de reconhecida idoneidade moral, atestada por duas pessoas alistadas eleitoralmente no município ou área de jurisdição do respectivo Conselho Tutelar.

Também deve ter concluído o ensino médio completo, até a data da inscrição e ter disponibilidade para exercer a função pública de conselheiro tutelar com dedicação exclusiva.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Estado divulga resultado provisório de prova objetiva da PM e Corpo de Bombeiro

Foi divulgado nesta quarta-feira (30) o resultado provisório da prova objetiva para ingresso na Polícia Militar da Bahia (PMBA) e no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A publicação está disponível em caderno especial no Diário Oficial do Estado (DOE) e integra o cronograma...

Município de Itamaraju está realizando concurso público

O município de Itamaraju está realizando concurso público para preenchimento de vagas. As inscrições podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira, dia 18, e se estendem até o dia 07 de junho. O edital - com a lista de cargos e demais informações...

Município do Prado abre vagas para o Conselho Tutelar

Será aberto o processo de seleção dos novos membros do Conselho Tutelar do município do Prado. Os interessados têm entre a próxima segunda-feira, dia 18, até o dia 29 deste mês para garantir a inscrição provisória, procurando a sede do Centro de Referência da...