Um pedaço da Mata Atlântica preservado à beira-mar, no município de Prado. Esse lugar é a Área de Preservação Permanente (APP), localizada no lado brasileiro do Balneário Praia de Guaratiba, no extremo sul da Bahia. “Moradores antigos da região ainda desconhecem isso daqui”, é o que disse ‘Seu Nelson’, como é mais conhecido um dos moradores de Guaratiba.
Nem a especulação imobiliária, nem a urbanização conseguiram derrubar as árvores e expulsar os habitantes das florestas. Ali, o visitante se sente no meio da natureza, rodeado por árvores e bichos, em ambiente natural.
As construções erguidas neste empreendimento turístico têm como quintal uma área mantida sob constante cuidado e preservação. A área segue rigorosamente os cuidados exigidos pela lei N.º 12.651/2012 (Código Florestal), que estabelece as regras de proteção permanentes em áreas de grande importância para a fauna e flora de biodiversidade. Pela trilha placas avisam aos visitantes sobre a necessidade da preservação e do zelo.
Chama atenção a harmonia da convivência entre o homem e a natureza. Numa lagoa são mantidas várias espécies aquáticas – grande atrativo para a pesca esportiva. Contornando esse lago e a mata protegida, uma trilha leva o visitante por um passeio pela natureza preservada.
Pelo caminho, o visitante tem à sua disposição uma trilha ecológica, com direito à tirolesa, pracinhas ecológicas e diversos brinquedos infantis. Tudo muito bem cuidado e limpinho. De uma fonte brota água de uma nascente natural. Impossível não sentir o ar puro nos pulmões e não se sentir bem. Ideal para passeios com a família e excursões de estudantes.
COMO CHEGAR:
De avião – Para o Aeroporto Internacional de Porto Seguro ou de Belo Horizonte até Teixeira de Freitas.
De carro – Acesso pela BR-101
[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157656646564730]
.
Comentários Facebook