Procuradora da República cobra cumprimento no prazo de demarcação da Terra Indígena Comexatiba

Publicado:

Concluir o processo de demarcação no prazo de 180 (cento e oitenta) das terras apontadas como pertencentes à Terra Indígena Comexatiba. Esse é o principal pedido da ação movida pela Procuradora da República contra a União e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

A fundamentação do pedido (saiba mais sobre a ação da procuradoria federal), apresentado no último dia 17 de agosto, é justamente o Relatório Circunstanciado de Delimitação e Identificação da Terra indígena Comexatiba, divulgado depois de quarenta anos de estudo social e antropológico na região onde a presença de índios teria sido encontrada desde o ano de 1557.
cumuruxatiba2A divulgação desse trabalho aconteceu no último dia 27 de julho e o prazo para o procedimento de demarcação das terras que ocupam uma área de 28 mil hectares tem o prazo de cento e oitenta dias para ser concluído.

A Procuradora Federal da República, Marcela Régis Fonseca, entende que o processo de demarcação pode pôr fim aos conflitos de terra na região, após anos de disputa por terras entre índios e não-índios, com muito derramento de sangue.

cabana_incendiada_em_aldeia_indigena_de_prado

Na Terra Indígena Comexatibá estão incluídas diversas aldeias, onde vivem cerca de 732 índios, segundo dados do Ministério da Saúde. Uma dessas aldeias foi invadida por bandidos e armados e uma cabana incendiada. O crime está sendo investigado pela justiça federal de Teixeira de Freitas.

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pela primeira vez, Libertadores Feminina terá VAR em todas as partidas

Nesta segunda-feira (15/9), a Conmebol anunciou que o VAR será utilizado em todas as partidas da Copa Libertadores Feminina, um marco...

Por demora da Câmara, Senado apresenta projeto de isenção do IR

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), anunciou que vai pautar um projeto paralelo para ampliar a faixa...

Federação da Noruega doará renda de jogo contra Israel ao MSF

A Federação Norueguesa de Futebol (NFF) anunciou que toda a renda do jogo contra Israel, marcado para 11 de outubro, será destinada ao...