O município do Prado, com uma população em torno de 29 mil habitantes, deu passos largos no caminho da regularização de negócios informais com a assinatura do convênio de Cooperação Técnica com a JUCEB (Junta Comercial do Estado da Bahia).
A servidora municipal Andressa Neves foi capacitada para atuar como Agente de Desenvolvimento no município. Na prática, a função do agente é intermediar o processo com os novos empresários, orientando-os sobre os benefícios obtidos com a regularização. ??Fomentar o empreendedorismo e simplificar as ações da REDESIM no município incidirá, sem dúvida nenhuma, na melhoria da economia local e também da região, com o surgimento de novos empresários”, pontua.
A regularização dos negócios permite a emissão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), requisito para obter benefícios, à exemplo de créditos nos bancos e participação em licitações públicas, além da emissão de nota fiscal.
De acordo com a Secretária de Finanças, Nádia Muniz, “o objetivo é integrar os cadastros de empresários, interligando as informações através do projeto REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios)”, afirma.
Segundo a Prefeita do Prado, Mayra Brito, a implantação do projeto pode ajudar em muito o município, diminuindo a burocracia e aumentando a eficiência na regularização dos negócios. Isso pode representar importante salto para a arrecadação municipal”, pontua.
O que é a REDESIM: ? a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. A ideia é facilitar ao cidadão a abertura e regularização do seu negócio de forma simplificada e sem burocracia. Na prática, significa dizer que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de sua empresa atuarão de forma integrada, permitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados na internet.
.
Comentários Facebook