Senador da República é preso pela Polícia Federal

Publicado:

O Brasil está passando a limpo sua própria história. Na manhã desta quarta-feira, dia 25, um Senador da República (com as iniciais em maiúsculas), em pleno exercício do poder, foi detido pela Polícia Federal.

O caso é uma ruptura na história do país que manteve muitos nomes, por décadas, se escondendo atrás das imunidades de cargos políticos para fugir da lei. A coisa está mudando.

O Senador Delcídio Amaral (PT) foi preso por tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Muitos políticos brasileiros não têm conseguido dormir com a figura, cada vez mais próxima, do Juiz Federal, Sérgio Moro. Nem Freddy Krueger, dos filmes A Hora do Pesadelo, causavam tanto medo nesses políticos.

O Senador é acusado de solicitar ao ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, para não depor. A detenção foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), já que se trata de um parlamentar em exercício.

Acusado por Cerveró de participar do esquema de desvio de recursos envolvendo a compra da refinaria de Pasadena (EUA), o senador está em maus bocados.

O filho do ex-diretor teria gravado uma conversa em que Delcídio Amaral oferece a possibilidade de fuga para Nestor não aderir ao programa de delação premiada.

?? a primeira vez que um senador é preso enquanto está no cargo, já que a Constituição define que um parlamentar só pode ser preso em flagrante. Contudo, obstrução de investigação é considerada crime permanente e um dos poucos motivos que levaria a Corte Suprema a permitir a prisão preventiva, antes de qualquer julgamento.

.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Denúncia anônima leva PM a prender suspeito com arma de uso restrito em Teixeira de Freitas

Uma denúncia anônima se tornou um ponto de virada em Teixeira de Freitas, resultando na prisão de um homem armado na noite de...

Moraes retira sigilo de decisão que autorizou operação da PF contra Bolsonaro e determinou uso de tornozeleira

Na última sexta-feira, 18 de agosto, uma decisão significativa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou uma operação da...

Torcedor colombiano é preso por injúria racial contra Caio Paulista, do Atlético-MG

A Polícia Nacional da Colômbia prendeu um torcedor que cometeu injúria racial contra Caio Paulista, lateral do Atlético-MG, durante a partida contra o...