A crise hídrica está afetando o dia-a-dia dos brasileiros. ? cada vez pior os sintomas da falta d’água na vida das pessoas. A chuva que caiu na manhã desta segunda-feira (11) não foi suficiente para elevar o nível dos rios. Por causa disso, muitas cidades já estão racionando água.
Na região metropolitana da Grande São Paulo há muitos bairros e cidades onde a água não chega há vários meses, depois do nível do sistema Cantareira chegar ao nível mais baixo nas últimas décadas.
Em Prado, no sul da Bahia, algumas escolas estão com aulas apenas até o intervalo. A escassez desse líquido não é uma culpa exclusiva da empresa responsável pelo abastecimento. No Congresso Nacional os deputados da chamada Bancada Ruralista pressionam cada vez mais o meio ambiente, sob a chamada necessidade do agronegócio, da manutenção do emprego e da renda.
A diminuição das florestas e o plantio irregular de culturas, em áreas de preservação ambiental e nos leitos dos rios tem provocado a morte de nascentes e o assoreamento de milhares de rios pelo país. Se providências não forem tomadas, a população precisará aprender a viver com pouca ou nenhuma água. Mais atual é o verso da música: “o sertão vai virar mar, dá no coração, o medo que algum dia o mar também vire sertão”.
.
Comentários Facebook