O Projeto de Lei 04/2016 cria o sistema de reuso de água da chuva como água não potável para utilização em condomínios, conjuntos habitacionais, imóveis residenciais, industriais e comerciais.
O sistema, parecido com o adotado pelo governo da Bahia para levar água aos baianos, seria instalado para captar água nos telhados, coberturas, terraços e pavimentos descobertos. A água seria então mantida em reservatório para ser utilizada em descarga de vasos sanitários, irrigação de jardins, lavagens de veículos, limpeza de paredes e pisos em geral, limpeza e abastecimento de piscinas, lavagem de passeios públicos (calçadas), lavagem de e outras tantas utilizações para as quais não seja necessária água potável.
O idealizador do projeto, Vereador Mário Júnior, afirmou que “o reuoso da água vai contribuir para a redução do consumo de água da rede pública, diminuindo o impacto sobre o fornecimento na rede de distribuição”.
A proposta ainda pretende despertar o apelo ecológico e financeiro para minimizar o desperdício desse importante recurso natural do planeta.
A proposta prevê a utilização de créditos e incentivos fiscais para estimular a instalação do sistema pelos próprios usuários.
O projeto seguiu para a sanção da Prefeita do Prado, Mayra Brito.
.
Comentários Facebook