A cidade mineira de Bertópolis, no Vale do Mucuri, é a primeira cidade do Brasil a incluir uma língua indígena no currículo escolar. No município existe a tribo Maxakali, localizada na zona rural, no Córrego do Padrinho no Distrito de Umburaninha.
A iniciativa pioneira partiu da Secretaria de Cultura, através das secretarias de Cultura e Educação, por meio do trabalho com Educação Patrimonial na escolas. Ideia aprovada pelo Prefeito Anjinho Depolo, a inclusão da língua indígena Maxakali no currículo escolar é um feito histórico e cultural, com reflexo em todo o país, depois das indagações acerca da cultura dos índios aprenderem o português para se comunicarem com os não índios, enquanto a língua deles poderia ser colocada em desuso.
Muitas injustiças cometidas contra os povos indígenas Maxakali no passado, estão sendo corrigidas no presente, afim de restabelecer uma relação harmoniosa.
A inclusão da língua indígena no currículo escolar, coloca o município de Bertópolis no pioneiro antropológico de valorização e preservação da cultura indígena.
A iniciativa é comemorada pelo Secretário de Cultura, Gustavo Carrieiros. “Esperamos que essa ação sirva de espelho para outros municípios brasileiros desenvolver projetos idênticos ou similares?, destacou.
Para o Prefeito Anjinho Depolo, “o brilhante trabalho dá um passo largo para o futuro, preservando a cultura dos índios, primeiros habitantes do Brasil”, argumentou.
.
Comentários Facebook