Bertópolis é a primeira cidade do Brasil a incluir língua indígena no currículo escolar

Publicado:

A cidade mineira de Bertópolis, no Vale do Mucuri, é a primeira cidade do Brasil a incluir uma língua indígena no currículo escolar. No município existe a tribo Maxakali, localizada na zona rural, no Córrego do Padrinho no Distrito de  Umburaninha.

A iniciativa pioneira partiu da  Secretaria de Cultura, através das secretarias de Cultura e Educação, por meio do trabalho com Educação Patrimonial na escolas. Ideia aprovada pelo Prefeito Anjinho Depolo, a inclusão da língua indígena Maxakali no currículo escolar é um feito histórico e cultural, com reflexo em todo o país, depois das indagações acerca da cultura dos índios aprenderem o português para se comunicarem com os não índios, enquanto a língua deles poderia ser colocada em desuso.

Muitas injustiças cometidas contra os povos indígenas Maxakali no passado, estão sendo corrigidas no presente, afim de restabelecer uma relação harmoniosa.

indiosA inclusão da língua indígena no currículo escolar, coloca o município de Bertópolis no pioneiro antropológico de valorização e preservação da cultura indígena.

A iniciativa é comemorada pelo Secretário de Cultura, Gustavo Carrieiros. “Esperamos que essa ação sirva de espelho para outros municípios brasileiros desenvolver projetos idênticos ou similares?, destacou.

Para o Prefeito Anjinho Depolo, “o brilhante trabalho dá um passo largo para o futuro, preservando a cultura dos índios, primeiros habitantes do Brasil”, argumentou.

.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS