Caravelas já retirou do meio ambiente mais de 6 toneladas de lixo em coleta seletiva

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O lixo é um problema mundial que muitos vão deixando debaixo do tapete ou do outro lado do muro. Em Caravelas, a coleta começou em agosto. De lá pra cá, mensalmente mais de uma tonelada de lixo tem destino sustentável, com o recolhimento seletivo em Caravelas, Ponta de Areia e Barra de Caravelas.

Pontos de Coleta Voluntária foram instalados em locais estratégicos. Em Caravelas (Praça Teófilo Otoni), Ponta de Areia (próximo da Rodoviária) e na Barra de Caravelas (Administração e Centro de Vivência). O recolhimento acontece na terça-feira (Ponta de Areia), quarta-feira (Barra) e quinta-feira (Caravelas), sempre a partir das 14 horas.

O horário da coleta seletiva foi estabelecido em período diferente da coleta tradicional de lixo, como iniciativa para a comunidade se adaptar à mudança e separar material para ser recolhido e triado.

Outra estratégia foi sensibilizar empresários e comerciantes para adesão ao projeto, incentivando a separação do lixo. O sucesso da coleta seletiva e a sustentabilidade dependem, sobretudo, da educação ambiental e da participação efetiva da população, por isso é muito importante o apoio da gestão municipal nesses primeiros passos.

Cinco colaboradores têm auxiliado no trabalho, sendo três coletores e outros dois vigilantes. Utiliza se na operação os materiais básicos para seleção e embalagem e recolhimento (prensa, balança, bags, EPI´s e uma caçamba).

Os custos do projeto atuam no projeto, por meio de parceria firmada entre a Prefeitura de Caravelas e a Associação Moradores, Marisqueiros, Pescadores, Extrativistas e Catadores do Distrito de Ponta de Areia (AMMPECPA), única associação de catadores do município a apresentar proposta para o chamamento.

Para a Secretária de Meio Ambiente, Edinéia França, “o retorno ambiental e social nesse processo inicial é evidente, visto o quantitativo de resíduos que deixa de ir ao aterro sanitário e no caminhão convencional, sem contar a geração de emprego e renda”, destaca.

E acrescenta: “os desafios para os próximos anos será a continuidade do processo educativo e o apoio de outras instituições, associações e ongs, construindo uma rede capaz de demonstrar o trabalho realizado em Caravelas, como modelo para o extremo sul”, conclui.

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara de Caravelas mantém aprovação das contas de 2023 do ex-prefeito Silvio Ramalho

As contas do ex-prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, relativas ao exercício financeiro de 2023, foram mantidas como aprovadas com ressalvas após votação na sessão...

Maioria dos vereadores de Caravelas reprova lei orçamentária com pedido de Doutor Adauto para autorizar até cem por cento de suplementação em 2026

Por 6 votos a 4, a Câmara de Vereadores de Caravelas rejeitou o pedido da gestão do prefeito Doutor Adauto para ter autorização de...

Presidente da Câmara de Alcobaça discute aviação regional e solicita atenção para aeroporto de Caravelas

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Érico Miranda, participou de uma reunião com representantes do Governo da Bahia para tratar da aviação regional....