Devotos de Iemanjá em Alcobaça fazem oferendas à Rainha do Mar

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Como já é tradição, todo dia 2 de fevereiro a rainha do mar na Bahia reúne milhares de devotos, em Alcobaça não é diferente.
As manifestações desse ano aconteceram no Templo do Terreiro do Baba orixá Pai Loy Amor (localizado no bairro Farol, em Alcobaça), com várias pessoas transportando seus presentes em barcos até o mar, onde fazem suas oferendas.
Fogos marcaram o início da festa, com cerca 100 pessoas acompanhando o cortejo da “rainha do mar”, na tradição do candomblé. A festa deste ano contou com o apoio do Comitê Municipal de Cultura (através de Romário e Thiago Mares, conhecido como ‘Thiago de Mestre Alegria’).
Turistas de vários estados do Brasil compareceram a esta manifestação cultural. A mineira, Janaina saiu de Belo Horizonte e aproveitou a data e a festa de iemanjá. Ela e outras centenas de pessoas atravessaram o bairro para ir até ás aguas para entregar rosas, de várias cores. “Já venho há muitos anos, agradeço por ter vencido um ano com saúde e peço para que este venha também com muita saúde”, enfatiza.
Outra turista, Maria de Lourdes (65 anos) é carioca e há uma década repete o mesmo ritual na uma festa de Iemanjá em Alcobaça. “Entrego meus presentes e, hoje, trouxe para alfazema, sabonete e rosa”, afirmou.
A HIST??RIA DE IEMANJÁ: Acredita-se que quando a oferenda não afunda ou volta para terra firme é porque não foi aceita e está sendo devolvida por Iemanjá.
A grafia do nome de Iemanjá também é realizada com Y, por isso é tão comum encontrar o nome da divindade escrito desta maneira: Yemanjá. Na África seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá ???Yèyé Omo Ejá???, que significa mãe dos filhos-peixe. No Brasil, ela também recebe os nomes: Inaé, Ísis, Janaína, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar e Sereia do Mar.
QUEM ?? IEMANJÁ?
Considerada a Rainha do Mar, Iemanjá é uma das divindades mais queridas da Umbanda e do Candomblé. Muito cultuada e respeitada, ela é tida como a mãe de quase todos os Orixás. Sua representatividade está muito ligada à fecundidade, por isso foi destinado à ela o Mistério da Geração.

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vereadores de Alcobaça reúnem servidores do poder legislativo e assessores parlamentares num gesto de gratidão e agradecimento

O encerramento das atividades legislativas da Câmara Municipal de Alcobaça teve um clima diferente do habitual. Nada de discursos longos ou debates acalorados. O...

5ª Rodada do Campeonato de Futebol Amador de São José de Alcobaça movimenta o fim de semana com três grandes jogos

O Campeonato de Futebol Amador de São José de Alcobaça seguiu a todo vapor neste final de semana com a realização da 5ª rodada,...

Bambz vence Os Beijas por 8 a 4, conquista o pentacampeonato e faz história no futsal de Alcobaça 2025

Na última sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, foi encerrado em grande estilo o Campeonato Municipal de Futsal de Alcobaça 2025, considerado por muitos...