Ano letivo começou na rede estadual da Bahia com investimentos de R$ 83 milhões

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Cerca de 700 mil estudantes da rede estadual voltam para as salas de aula em toda a Bahia. Durante evento que marcou o início do ano letivo de 2022, nesta segunda-feira (7), na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o governador Rui Costa entregou equipamentos e anunciou investimentos da ordem de R$ 83 milhões para a rede estadual. O evento contou com a presença do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, e com uma palestra virtual da professora e escritora Conceição Evaristo.

Retorno das aulas na rede publica estadual de ensino da Bahia 5
Kits entregues para beneficiar alunos da rede pública estadual de ensino da Bahia

Foram entregues 200 kits para arenas de lutas, 100 kits de robótica com impressoras 3D, cerca de cinco mil computadores e 15 mil chromebooks, 100 óculos com tecnologia de leitura para estudantes cegos ou com baixa visão e ainda 100 kits de fanfarras. Rui autorizou também a ampliação e a modernização do IAT, com a construção de um bloco com 10 salas, cobertura de quadra poliesportiva, campo society e pista de atletismo.

Retorno das aulas na rede publica estadual de ensino da Bahia 3
Projeto +Esporte Bahia, promove desenvolvimenot e inclusão social através do esporte

Durante a aula inaugural, os estudantes prestaram depoimentos e ocuparam o espaço com placas contendo os nomes dos diversos programas oferecidos pelo Governo do Estado. �??Nós fizemos uma formatação para que o Programa Partiu Estágio unificasse a seleção dos estagiários, com inscrição pela internet. São mais de 20 mil vagas para estudantes de toda a rede pública. Nas inscrições, 96% desses estudantes se declararam negros ou pardos e 80% eram mulheres. Então, as vagas deixaram de ser preenchidas por indicação de diretores de órgãos, coordenadores, ou qualquer outro tipo de facilitação pessoal�?�, destacou Rui.

Retorno das aulas na rede publica estadual de ensino da Bahia 1
Retorno das aulas na rede pública estadual de ensino da Bahia

Segurança e preparação: O secretário Jerônimo Rodrigues garantiu que as escolas estão preparadas com protocolos de segurança para evitar a propagação da Covid-19. �??Nós estamos, desde os últimos quatro meses de 2021, tendo aulas presenciais. Foi um momento de aprendizagem, para a gente testar os protocolos, para orientar os professores, os servidores e, naturalmente, os colegiados escolares. Nós temos a garantia de dizer que a escola é um lugar seguro. Nós já temos servidores vacinados e, portanto, se todos os estudantes se vacinarem, nós teremos um ambiente mais seguro, com protocolos, máscara, distanciamento e vacinação�?�.

Retorno das aulas na rede publica estadual de ensino da Bahia 2
Apresentação no ato de retorno presencial do ano letivo 2022 da rede pública estadual de ensino da Bahia

Palavra de estudante: Jhuly Borges, 15 anos, estudante do segundo ano no Centro Integrado Maria Falcão, em Itabuna, enxerga na rede estadual um apoio para alcançar seus objetivos. �??O meu sonho é cursar medicina e ter a minha própria clínica. E tudo o que aconteceu aqui hoje é resultado do que a Secretaria da Educação vem discutindo com os líderes de classe, com todos os estudantes envolvidos. Isso aqui hoje foi apenas um reflexo para mostrar o quão importante é o nosso protagonismo estudantil. Estamos hoje representando não somente as nossas falas, mas centenas de pessoas que buscam a realização de um sonho�?�.

Retorno das aulas na rede publica estadual de ensino da Bahia 4
Apresentação da Banda Marcial Nelson Mandela, de Salvador/BA

Musicista, Sofia Leão, 16 anos, é estudante do Colégio Petronílio da Silva Prado, em Pindaí. Ela toca moda de viola e já mira a vida de artista profissional. �??Eu, desde sempre, quis terminar meus estudos e fazer uma faculdade depois. Estudar na escola pública é o meio que eu tenho, pois não temos condições de entrar para a faculdade particular. E o que eu vi aqui hoje foi uma renovação, trazendo mais oportunidades para a escola pública. Na minha escola, esses acessórios de fanfarra serão importantes. Aposto que, a partir daqui, muita coisa vai acontecer�?�.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alunos da rede municipal de ensino retornam às aulas presenciais em Caravelas

Nesta segunda-feira (14) foi a vez dos alunos do 6º ao 9º Ano. Na próxima semana retornam os alunos do 1º ao 5º ano e as crianças da educação infantil, com idades entre 4 e 5 anos. De acordo com a Secretária Municipal de Educação,...

Reunião com pais marca atividades do início de retorno às aulas da Escola Reitor Edgard Santos

Na noite de sexta-feira (04), a Escola Municipal Reitor Edgard Santos realizou em Itamaraju uma grande reunião com a participação dos pais de alunos matriculados na unidade de ensino e que iniciarão as suas atividades escolares na próxima segunda-feira (07). No evento, fizeram parte...

Professores se colocam à disposição para o retorno das aulas presenciais em Alcobaça

Durante encontro, realizado nesta segunda-feira (21), vários profissionais da educação decidiram se ausentar da Jornada Pedagógica, realizada num bar, como forma de protesto. A APLB de Alcobaça questiona o fato da reunião de planejamento do ano letivo - Jornada Pedagógica - ter sido realizada numa...