Bahia goleia o líder Jacuipense e se afasta da zona de rebaixamento do Baianão

Publicado:

Tricolor conquistou o segundo triunfo no Baianão e se afastou da zona de rebaixamentoi do estadual

O Bahia conseguiu respirar no Campeonato Baiano. E olha, o triunfo que tirou o tricolor do sufoco veio em grande estilo. Na tarde deste sábado (12), o Esquadrão não tomou conhecimento do líder Jacuipense e venceu por 4×1, na Fonte Nova. 

O triunfo tricolor foi construído ainda no primeiro tempo. Luiz Otávio, Marco Antônio e Patrick anotaram os gols do Bahia, enquanto Júlio descontou para o Jacuipense após falha do goleiro Matheus Teixeira. Na segunda etapa, Rodallega ampliou para o Bahia. 

O resultado fez o Bahia chegar aos 9 pontos. O tricolor se afastou da zona de rebaixamento e agora ocupa a 5ª colocação, com dois pontos a menos do que o Barcelona de Ilhéus, que está no G4. O Esquadrão, no entanto, pode perder posições no complemento da rodada. 

O Jacuipense conheceu a sua primeira derrota no Baianão e perdeu o 100% de aproveitamento, mas o Leão do Sisal lidera o torneio com 21 pontos e já está garantido na semifinal.

Na última rodada, o bahia recebe o Vitória da Conquista, na Fonte Nova. Já o leão do Sisal encara o Atlético de Alagoinhas. 

DOMÍNIO TRICOLOR
Pressionado por um triunfo, o técnico Guto Ferreira promoveu apenas uma mudança na equipe. O volante Patrick voltou ao time na vaga de Willian Maranhão, que ficou como opção no banco. Rezende e Daniel formaram o restante do meio-campo. 

Quando a bola rolou, o que se viu foi um Bahia que tentava se impor, mas tinha dificuldade para articular as jogadas. Enquanto isso, o Jacuipense  se mostrava bem tranquilo no duelo. Se estava difícil levar perigo com a bola no chão, o Esquadrão decidiu apostar no jogo aéreo. Deu certo. 

Aos 15 minutos, Marco Antônio cobrou falta na área e o zagueiro Luiz Otávio chegou com estilo e de perna direita completou para o fundo das redes, abrindo o placar para o Bahia na Fonte Nova.

A vantagem animou os tricolores e forçou o Jacuipense  a buscar o ataque. O empate do Leão do Sisal quase saiu aos 25 minutos. Vinícius Amaral fez fila na defesa do Bahia, mas de cara com o goleiro Matheus Teixeira ele finalizou mal e mandou para fora. 

A partir dos 30 minutos, o duelo ganhou emoção. Mais presente no ataque, o Bahia tentou pressionar a defesa do Jacuipense. Na tabela com Daniel, Luiz Henrique invadiu a área e chutou forte, mas o goleiro Mota mandou para escanteio. No lance seguinte, Daniel roubou a bola da defesa e bateu colocado. A bola passou tirando tinta. 

O Esquadrão parecia cada vez mais perto do segundo tento, mas aí veio o banho de água fria. Aos 34 minutos, Danilo Rio fez o lançamento. O goleiro Matheus Teixeira saiu errado na tentativa de afastar o perigo e a bola sobrou para Júlio, livre e com o gol vazio, decretar o empate do Jacuipense na Fonte Nova. 

A alegria do time de Riachão durou pouco, quatro minutos para ser mais exato. Aos 37, Daniel descolou belo lançamento para Marco Antônio pelo lado esquerdo. O camisa 11 pegou de primeira e anotou um golaço, recolocando o Bahia na frente.

Antes do fim do primeiro tempo ainda deu tempo do tricolor marcar mais um. Aos 45 minutos,  a defesa do Jacupa bloqueou o chute de Marco Antônio, mas Patrick aproveitou a sobra e tocou na saída do goleiro Mota: Bahia 3×1.

FECHOU O CAIX??O 
O Bahia voltou do intervalo sem mudanças, mas querendo aproveitar o bom momento. Sempre presente no campo de ataque, o Esquadrão explorava o lado esquerdo para tentar levar perigo ao gol de Mota.  O quarto gol só não saiu logo nos primeiros minutos porque o árbitro marcou impedimento. 

Enquanto isso, o Jacuipense tentava ter o controle do meio-campo para buscar uma reação. Apesar dos avanços na zona intermediária, o time do interior tinha dificuldade para quebrar a defesa do Esquadrão arriscava chutes de fora da área. Quando conseguiu penetrar, o chute do lateral Railan explodiu na trave. Na volta, Luiz Henrique afastou.  

Para tentar mudar o panorama, Guto decidiu mexer no time e colocou o atacante Ronaldo na vaga de Raí. A mudança surtiu efeito. Aos 31 minutos, Ronaldo recebeu passe de Marco Antônio, invadiu a área e cruzou rasteiro para Rodallega deixar o dele e marcar o quarto gol do Bahia. 

Os minutos finais da partida foram de um duelo aberto, com chance para os dois lados. Mas o tempo foi passando, o placar não mudou mais e o Bahia aguardou apenas o apito final para comemorar o triunfo na Fonte Nova.

FICHA T??CNICA

Bahia 4×1 Jacuipense – Campeonato Baiano (8ª rodada)

Bahia: Matheus Teixeira, Borel, Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique; Patrick, Rezende (Mugni) e Daniel (Djalma); Raí (Ronaldo), Rodallega (Marcelo Ryan) e Marco Antônio (Matheus Bahia). Técnico: Guto Ferreira. 

Jacuipense: Mota, Railan, Wesley, Cabral e Evandro (Radar); Fábio Bahia (Newton), Vinícius Amaral (Eudair) e Danilo Rios; Ruan Levine, Jeam (Júlio) (Jeferson) e Robinho. Técnico: Rodrigo Chagas.

Local: Fonte Nova
Gols: Luiz Otávio, aos 15 minutos, Júlio, aos 34, Marco Antônio, aos 37, Patrick, aos 45 do do 1º tempo, e Rodallega, aos  31 minutos do 2º tempo
Cartão amarelo: Evandro
Público pagante: 3.592
Renda: R$ 40.552,00
Arbitragem: Ricarle Gustavo Gonçalves, auxiliado por Edevan Oliveira Pereira e José Carlos Oliveira dos Santos

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Homem morre após incêndio atingir hotel no bairro da Calçada, em Salvador

Um incêndio em um hotel no bairro da Calçada resultou na morte de um hóspede na madrugada desta terça-feira (2). A vítima, que...

Semana decisiva: Vitória define programação antes de encarar RB Bragantino e São Paulo

Após vencer o Mirassol por 2 a 0 no último sábado...

Base do Bahia: Sub-15 participa de torneio internacional em SC que terá nova tecnologia de scouting

O Bahia fará parte da quarta edição da Copa Limonta, um renomado torneio sub-15 em Santa Catarina. A competição reúne equipes nacionais e...