Boulos desiste do governo de SP e anuncia candidatura a deputado federal

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos (PSOL), anunciou nesta segunda-feira (21/3) que não será candidato ao governo de São Paulo e vai concorrer a uma vaga como deputado federal. A decisão foi tomada, segundo Boulos, depois de conversas com apoiadores, colegas e companheiros de partido.

???Tomei a decisão de ser candidato a deputado federal por uma razão: ajudar a construir uma grande bancada de esquerda no Congresso. Hoje o Centrão governa o Brasil. Precisamos ter força para a Reforma Trabalhista, o Teto de Gastos e aprovar mudanças populares???, escreveu Boulos ao anunciar candidatura. 
De acordo com líder dos sem-teto, que teve 40,62% nas eleições municipais de São Paulo contra  59,38% de Bruno Covas, o que está ???em jogo??? não é ???apenas ganhar uma eleição???, mas tirar o Brasil ???do buraco e resgatar a esperança???.
???Eleger Lula é decisivo, mas vamos precisar de um Congresso que expresse os interesses populares. Quero estar na linha de frente desta batalha???, declarou.
Em seguida, Boulos citou o filho ???03??? do presidente Jair Bolsonaro (PL). Nas últimas eleições, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) conquistou a marca de deputado mais bem votado da história.

LEIA TAMB??M: Depois de Lula chamar Moro de ‘mentiroso’, ex-juiz acusa: ‘Omite roubo’

???No nosso estado, temos outro desafio: derrotar Eduardo Bolsonaro. Não podemos deixar que seja de novo o deputado mais votado. SP precisa dar outra mensagem: derrotar Bolsonaro na presidência e seu filho na Câmara dos Deputados. Vamos sem medo! Vamos com esperança!???, escreveu.

A pressão de Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem articulando a candidatura do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) para o governo do estado. Nos bastidores, o petista vinha negociando a retirada da candidatura de Boulos e também do ex-governador Márcio França (PSB).
Para Lula, a candidatura de Haddad é primordial para caso vença as eleições presidenciais, ter maior apoio político. 
Segundo pesquisa Quaest (SP-03634/2022) divulgada na última semana, o pré-candidato do PT ao governo paulista, Fernando Haddad é quem lidera a corrida no estado, com 24% das intenções de voto. Boulos só aparecia na 4ª posição, com 7%.
Agora, a mudança de trajetória de Boulos deve impulsionar ainda mais o nome de Haddad.

Questionado sobre um eventual apoio a Haddad, Boulos disse que a decisão cabe ao conjunto do PSOL. “O Haddad é hoje o candidato que está melhor posicionado dentro do campo progressista. Mas essa definição não é individual minha”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como está vida do deportado que beijou o chão ao chegar no Brasil

Em fevereiro de 2025, César Diego Justino, de 40 anos, desceu do avião em Fortaleza e beijou o chão, gesto que simbolizou alívio...

MC é preso após atropelar pedestre com uma Porsche em alta velocidade na Grande SP

MC Tuto, Emerson Teixeira Muniz, foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (24) após atropelar um...

Leite integral é saudável? Debate volta à tona após defesa de Trump

O consumo de leite integral voltou ao centro do debate nos Estados Unidos após declarações do presidente Donald Trump e do secretário de...