Os alunos do curso de Direito da Rede UNIRB têm passado por experiências no Núcleo de Práticas Jurídicas a fim de desenvolver uma formação adequada para a atuação jurídica após a obtenção da carteira da OAB. As práticas jurídicas no núcleo visam preparar os estudantes para trabalhar diretamente com a garantia de direitos fundamentais.
Para Renata Lorena, coordenadora Geral do curso de Direito na UNIRB, os direitos fundamentais nada mais são do que educar cidadãos, empresas e o próprio Estado mantendo a funcionalidade para o melhor equilíbrio social. Os direitos fundamentais servem basicamente para propiciar uma vida digna a todas as pessoas, indistintamente, e combater ilegalidades. Ainda segundo Renata, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) é um dos fatores fundamentais na formação, pois serve para tornar os estudantes de Direito aptos ao exercício da profissão.
“Na UNIRB o discente tem contato direto com profissionais atuantes no mercado de trabalho, e isso é de suma importância para formação do acadêmico de Direito, ultrapassando a passagem de conhecimento e quando necessário contribui para a tomada de decisão do aluno na escolha da carreira. Além disso, no campo de estágio os discentes integram os estudos teóricos com os casos que são apresentados para ele. Como coordenadora, sempre digo a eles que teoria sem prática não muda o mundo”, ressalta.
Pablo Ramid, egresso do curso de Direito do Centro Universitário UNIRB Salvador, relembra da essencialidade da advocacia para a sociedade na proteção dos direitos, das garantias fundamentais, e das prerrogativas da Constituição da República Federativa do Brasil. “Dentro da instituição, o conhecimento é alinhado a teoria com práticas no escritório de advocacia, no Núcleo de Práticas Jurídicas com atendimento aos clientes e acompanhamento processual. A vivência da prática contribui para que, nós, alunos, iniciemos adequadamente a carreira profissional, e o NPJ proporciona essa vivência”, frisa Igor Pinto egresso do Centro UNIRB Alagoinhas.
De acordo com a Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da UNIRB Alagoinhas, Wazélia Araújo, os alunos desenvolvem na instituição atividades sociais, práticas de resolução consensual de conflitos, incluindo divórcio, participação em audiências, práticas de tutelas coletivas, causas destinadas à área cível, conciliações, mediações e resoluções de conflitos. O objetivo é capacitar o aluno para atuar em uma advocacia mais moderna, finaliza.

Facebook Comments