Zema vetará reajuste superior a 10% para servidores: ‘Não temos como pagar’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador Romeu Zema (Novo) disse, nesta quarta-feira (30/3), que vai vetar as emendas que dão, a três categorias do funcionalismo público, reajuste salarial superior aos 10,06% ofertados por ele. A declaração foi dada pouco mais de uma hora após os deputados aprovarem texto com mecanismos que crescem a recomposição dos vencimentos aos profissionais da saúde, da educação e da segurança.
 
 
“Como já disse antes, o reajuste de 10% pra todos os servidores de Minas é o limite que a situação do Estado permite no momento. Qualquer valor acima será vetado pois não temos como pagar. Entre ser responsável com o futuro ou voltar ao desequilíbrio do passado, sigo na primeira”, escreveu o governador, no Twitter.
O texto aprovado pelos deputados estaduais concede, além dos 10% originais, aumento adicional de 14% aos agentes policiais. Trabalhadores da saúde também são contemplados com outros 14%.
Aos educadores da rede estadual de ensino, o texto aprovado em segundo turno na Assembleia Legislativa garante, fora o reajuste original, o cumprimento do piso nacional do magistério, que determina majoração de 33,24%.
Zema tem até o dia 5 de abril para conceder o aumento de 10,06%, conforme versa a legislação. Em anos eleitorais, reajustes só podem ser dados antes dos 180 dias que precedem a eleição.
O veto dele aos reajustes complementares, no entanto, vai retornar ao Parlamento, que tem a prerrogativa de anular a decisão do governador.
Deputados estaduais favoráveis aos aumentos extras já previam a reação de Zema e confiam que será possível derrubar os vetos. Eles se fiam no fato de 50 dos 77 parlamentares terem votado favoravelmente ao texto aprovado nesta quarta.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como está vida do deportado que beijou o chão ao chegar no Brasil

Em fevereiro de 2025, César Diego Justino, de 40 anos, desceu do avião em Fortaleza e beijou o chão, gesto que simbolizou alívio...

MC é preso após atropelar pedestre com uma Porsche em alta velocidade na Grande SP

MC Tuto, Emerson Teixeira Muniz, foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (24) após atropelar um...

Leite integral é saudável? Debate volta à tona após defesa de Trump

O consumo de leite integral voltou ao centro do debate nos Estados Unidos após declarações do presidente Donald Trump e do secretário de...