Nesta quinta-feira, o Everton ganhou do Newcastle, em casa, por 1 a 0, pela 20ª rodada do Campeonato Inglês. A partida disputada no Goodison Park ficou marcada por um protesto a partir de uma invasão a campo.
Aos três minutos do segundo tempo, um homem chamado Louis, de 21 anos, entrou no gramado e amarrou o próprio pescoço à trave. Ele vestia uma camiseta com os dizeres “Just Stop Oil”, algo como “Apenas Pare o Petróleo”, em tradução livre. Trata-se de uma causa com viés ambiental.
Cerca de seis minutos mais tarde, o homem resistiu e foi levado por policiais, que o seguraram, apesar das tentativas para escapar. “?? 2022 e hora de olhar para cima, de dar um passo e não ficar parado. ?? hora de agir como se fosse uma emergência. Relatório após relatório me diz que meu futuro será terrível, e meu governo me diz para não me preocupar e pagar uma pensão. Mas nós temos escolha. Podemos optar por destacar que o nosso clima está se desmoronando, nós podemos optar por resistir a esse governo que está nos traindo, podemos agir e não ficar parados”, diz um texto do Just Stop Oil no Facebook, que também revelou o nome do protestante.
Na quarta-feira, no jogo entre Arsenal e Liverpool, um outro membro da causa, chamado Kai, de 20 anos, fez um protesto similiar. Ele invadiu o gramado do Estádio Emirates e prendeu os braços à trave, mas foi imediatamente retirado por seguranças.
Em relação ao duelo no Goodison Park, pelo lado do Everton, o meio-campista Allan e o atacante Richarlison foram titulares – o primeiro acabou expulso no fim do duelo. Já pelo Newcastle, Bruno Guimarães iniciou o embate. Alex Iwobi, aos 54 da etapa complementar, garantiu o triunfo dos mandantes.
Com o resultado, a equipe treinada por Frank Lampard se afasta da zona de rebaixamento e soma 25 pontos – três a mais do que o Watford, primeiro clube do Z3. Já o time de Bruno Guimarães tem 31 e ocupa a 14ª posição.
O Everton retorna aos gramados apenas em 3 de abril, após a Data Fifa, quando enfrenta o West Ham fora de casa. O Newcastle, por sua vez, visita o Tottenham no mesmo dia.
Comentários Facebook