O Tribunal Federal da Suíça negou, nesta terça-feira (15), o recurso apresentado por Marco Polo Del Nero, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para reverter a suspensão de 20 anos do futebol. A punição aplicada pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) foi mantida, e o ex-dirigente terá de pagar 18 mil francos suíços, o equivalente a R$ 98 mil, na cotação atual, para cobrir os gastos do processo.
A decisão foi tomada no dia 4 de março, mas só foi divulgada recentemente, de acordo com o Estado de S. Paulo. Sendo assim, Del Nero está impedido de participar de qualquer atividade ligada ao futebol até 2038, quando terá 97 anos. Inicialmente, o cartola havia sido banido definitivamente do esporte pela Fifa, mas teve a pena reduzida pela CAS.
Del Nero foi denunciado por promotores federais dos EUA em uma investigação sobre corrupção internacional no futebol, relacionadas a acordos pelos direitos de transmissão de partidas na América do Sul.
Ele foi enquadrado nos artigos 21º, que fala sobre suborno e corrupção, 20º (oferecer ou aceitar presentes ou outros benefícios), 19º (conflitos de interesse), 15º (lealdade) e 13º (regras gerais de conduta).
Comentários Facebook