‘Estados e municípios devem ouvir ciência sobre máscaras’, alerta Conselho de Saúde

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) divulgou nesta terça-feira (15), um pedido direcionado ao governo e às prefeituras para um maior diálogo com a comunidade científica para a flexibilização do uso de máscaras no estado. 

 

De acordo com um comunicado, o órgão que fiscaliza o SUS defendeu o alerta emitido pela Fiocruz, que considerou precipitada a retirada da obrigatoriedade do equipamento de proteção.

 

“A Bahia tem grande atratividade turística e se aproxima de três datas do calendário festivo que mobilizam a população para viagens: Semana Santa, Dia das Mães e São João. Adotar as máscaras por um período mais longo, sobretudo em espaços fechados, garantirá uma maior segurança para a realização destas festividades”, disse um trecho do texto. 

 

O CES-BA acrescentou que a flexibilização não pode acontecer de forma igual por toda a Bahia e que as autoridades em saúde devem analisar o cenário de cobertura vacinal para decidir sobre as medidas em cada região.

 

“Essa medida e a cobrança do passaporte vacinal garantirão proteção contra os grupos mais vulneráveis �?? a exemplo de imunossuprimidos, grávidas e idosos. O estado não pode ser um paraíso de não-vacinados que colocam em risco as vidas destas pessoas”, categorizou o conselho, apesar de se definir como “esperançoso” com as flexibilizações.

 

O presidente do conselho, Marcos Sampaio, salientou que os gestores precisam estas alertas com relação ao que diz a ciência, para que assim a Bahia “seja um exemplo de respeito na história do controle da pandemia”. “Quem dirá se ficaremos livres das máscaras em abril ou em outro momento é a ciência”, finalizou.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tudo o que precisa de fazer para garantir a saúde e bem-estar do seu gato

Os animais de estimação trazem alegria a qualquer casa, no entanto, não são meros acessórios e é preciso tratar muito bem deles. Os gatos são, normalmente, mais independentes do que os cães, mas isso não significa que devem receber menos carinhos e cuidados.Por isso,...

Em último dia de campanha, ACM Neto prega voto útil

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou na noite deste sábado (1º) a sua confiança de vitória no primeiro turno e pregou o voto útil para derrotar o grupo que governa o estado há 16 anos. A declaração ocorreu após seu...