A jogadora americana de basquete Brittney Griner está presa na Rússia desde o dia 17 de fevereiro. No momento em que o país vive uma guerra contra a Urânia, o caso tornou-se uma crise diplomática.
Considerada uma das estrelas da WNBA, a liga norte-americana de basquete feminino, Griner atua no Phoenix Mercury, mas joga há seis anos também no russo UMMC Ekaterinburg, quando não há partidas nos EUA.
De acordo com o g1, ela foi detida na alfândega na Rússia em 17 de fevereiro, encontrada com recipientes de óleo de haxixe, um derivado da maconha, em um aeroporto próximo a Moscou. Caso seja condenada, Griner pode pegar uma pena de até 10 anos de prisão.
Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken afirmou que o país está fazendo o que pode para ajudar. O jornal “Washington Post” aponta que a Rússia não permitiu a visita de representantes consulares americanos à atleta na prisão.
Atualmente com 31 anos, Griner foi eleita sete vezes para o All-Star. Ela recebe na Rússia US$ 1 milhão, o equivalente a R$ 5 milhões na cotação atual, por temporada. O valor é quatro vezes maior do que o da WNBA.
Comentários Facebook