Leilão para privatização da Rodoviária de BH é suspenso pela Justiça

Publicado:

O leilão de concessão da Rodoviária de Belo Horizonte, cinco terminais da capital e 17 estações do Move metropolitano foi suspenso pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A decisão entendeu que o edital apresenta inconsistências e determinou a suspensão do processo na última sexta-feira (25), mesmo dia em que as estruturas foram arrematadas pela iniciativa privada. 
 
 
De acordo com a decisão tomada pelo juiz Rogério Santos Araújo Abreu, da 5ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, o edital apresentava pontos de risco para os recursos financeiros públicos. 
A ação foi movida pela Agiliza Comércio e Locação de Máquinas LTDA e a Justiça decidiu em consonância em pontos que diziam respeito à forma como o edital organizou o projeto de concessão. As propostas foram analisadas antes da conferência dos documentos das empresas participantes e a lei prevê o processo inverso.
Outro ponto discutido pela decisão foi a circulação da documentação, mesmo que lacrada, por vários setores da administração do Estado. Esta situação favorece o risco de um possível conluio entre participantes por tomarem conhecimento do interesse dos demais pela concessão.
As instalações de transporte foram arrematadas pelo Consórcio Terminais BH por R$ 20 milhões. O leilão foi comemorado por autoridades do Estado, que salientaram a possível economia aos cofres públicos motivada pela terceirização da manutenção das estruturas.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) ainda pode recorrer da decisão. O governo estadual foi procurado, mas ainda não se manifestou sobre o tema.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia